G20: Pronaf e merenda escolar compõem políticas contra a fome no mundo
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou, durante o G20, alguns dos programas brasileiros que devem fazer parte da cesta de políticas da Aliança Global contra a Fome. A ação foi lançada oficialmente durante a abertura da Cúpula de Líderes pelo presidente Lula.
Entre os programas citados por Teixeira estão o Pronaf, Programa de Financiamento da Agricultura Familiar, que, segundo ele, é o carro-chefe da política brasileira no setor e o Programa de Aquisição de Alimentos para a Agricultura Familiar.
Ele citou ainda os investimentos na alimentação escolar, pelo PNAE, além do intercambio de conhecimento com a Embrapa, Empresa Brasileira de Agricultura e Agropecuária.
Teixeira destacou ainda que a troca de conhecimento será importante para o Brasil. Ele citou como exemplo o programa de mecanização da China que possui máquinas agrícolas de pequeno porte. O ministro disse que esse tipo de equipamento pode ser útil para a agricultura familiar.
Entre os números dos programas brasileiros destacados pelo ministro, estão o aumento de 28% na produção orgânica e agroecologica, 39% para agroflorestas e 53% em bioeconomia.
Paulo Teixeira ainda adiantou que está em discussão com o ministério das cidades um acordo para que os condomínios do Programa Minha Casa Minha Vida contem com horta e cozinha comunitárias além de espaços para iniciativas de economia solidária.