logo Agência Brasil
Éducation

Nova parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta segunda-feira, 25

O valor de R$ 200 é pago de acordo com o mês de nascimento
Baixar
Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional
25/11/2024 - 12:12
undefined
São Paulo (SP), 03/04/2024 - O ministro da Educação, Camilo Santana, participa do lançamento do programa Pé-de-Meia na Secretaria de Estado de Educação de São Paulo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Começa nesta segunda-feira, 25, o pagamento de mais uma parcela do Programa Pé-de-Meia, do governo federal. O valor de R$ 200,00 será pago de forma escalonada aos beneficiários, até o dia 2 de dezembro, de acordo com o mês de nascimento. 
 
O Pé-de-Meia é destinado a estudantes entre 14 e 24 anos que estejam cursando o ensino médio na rede pública e a alunos da EJA, Educação de Jovens e Adultos, da rede pública, com idade entre 19 e 24 anos.  
 
Os beneficiários também devem ser integrantes de família inscrita no CadÚnico, o cadastro para programas sociais do governo federal, e que tenham renda, por pessoa, de até meio salário-mínimo, CPF regular, e frequência mensal de, no mínimo,  80% nas aulas.  
 
Além do incentivo por frequência de duzentos reais, o aluno recebe depósitos de mil reais ao final de cada ano concluído com aprovação, que ficarão como uma poupança e poderão ser sacados após a formatura do ensino médio, e o Incentivo-Enem, no valor de duzentos reais, para estudantes do terceiro ano que participarem do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. 
 
O beneficiário pode consultar informações escolares, regras do programa, calendário de pagamento e se os pagamentos foram rejeitados ou aprovados por meio do aplicativo “Jornada do Estudante”, do Ministério da Educação.

Já as informações relativas ao pagamento do benefício podem ser consultadas no aplicativo CAIXA Tem. 
 
O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional e foi instituído neste ano para democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, promovendo mais inclusão social pela educação e estimulando a mobilidade social.