logo Agência Brasil
Economia

Nesta Black Friday consumidores buscam produtos essenciais

Especialista recomenda cuidado para evitar endividamento
Baixar
Nathalia Maciel - Estagiária da Rádio Nacional
28/11/2024 - 21:57
Brasília
São Paulo, (SP), 22.11.2023 - Fachada de lojas na Avenida Paulista com ofertas da Black Friday. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil

Além daquelas compras de ocasião, muitas famílias brasileiras têm considerado a Black Friday, que acontece nesta sexta-feira, uma boa oportunidade para adquirir produtos essenciais, como eletrodomésticos ou mesmo material escolar para o próximo ano letivo.

Uma pesquisa da Locomotiva e da QuestionPro, que ouviu cerca de 126 milhões de pessoas, revelou que 78% dos consumidores acreditam que essa grande liquidação é uma boa opção para adquirir coisas; que, geralmente, não poderiam comprar.

Na opinião do economista Newton Machado, a Black Friday deve ser aproveitada para adquirir produtos realmente necessários e que costumam ter preços mais elevados. Mas, segundo ele, é fundamental ter planejamento e consciência financeira para evitar o endividamento.

 “É fundamental destacar ao consumidor neste período a necessidade de realizar um planejamento financeiro. O que é um planejamento financeiro? Ele deve considerar quais despesas são essenciais e quais são supérfluas, idealmente mês a mês e, se possível, por um longo período. Além disso, é importante avaliar a renda familiar para determinar se, neste momento de euforia de compras, é possível comprar produtos ou se é melhor evitar o endividamento”.

A técnica de enfermagem Heloiza Alves, de 22 anos, compartilha sua experiência. Ela planeja trocar a geladeira de casa, que já vem apresentando problemas há cerca de um ano. Agora, a sexta-feira de promoções apareceu como uma boa oportunidade de compra:  “Então, este ano eu decidi aguardar a Black Friday, né? Porque eu preciso comprar uma geladeira nova. Eu também acompanhei os preços das geladeiras durante o ano inteiro e, de fato, os valores ficaram altos, valores que não estão acessíveis. E Agora, estou aguardando a Black Friday, esperando que os preços fiquem mais acessíveis para que eu consiga adquirir esse novo bem”.

Ainda de acordo com a pesquisa da Locomotiva e da QuestionPro, neste ano, 89% dos brasileiros pretendem comprar algum produto. 

*Com supervisão de Sâmia Mendes