Força Nacional volta a atuar na Terra Indígena Rio dos Índios, no RS
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Cerimônia de entrega de itens de segurança para 23 estados e o Distrito Federal. Os bens, que fazem parte do acervo da Força Nacional de Segurança Pública.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Ministério da Justiça e Segurança Pública voltou a autorizar o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Funai, Fundação Nacional dos Povos Indígenas, na região da Terra Indígena Rio dos Índios, no Rio Grande do Sul.
A Portaria, publicada nesta quinta-feira, no Diário Oficial da União, determina o emprego da Força nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da integridade das pessoas e do patrimônio do território indígena, pelo prazo de 90 dias.
A atuação deve ocorrer em conjunto com os órgãos de segurança pública do estado, sob coordenação da Polícia Federal. Em agosto, o Ministério já tinha autorizado o trabalho da Força Nacional na Terra Indígena Rio dos Índios também pelo prazo de 90 dias.
A área de 711 hectares destinada ao usufruto exclusivo do povo Kaingang foi homologada por decreto em abril de 2023, após décadas de luta para reconhecimento dos seus direitos territoriais e originários.
A Funai está trabalhando no processo de remoção e indenização dos ocupantes não indígenas do local. Segundo a fundação, a etapa das indenizações e posterior saída dos não indígenas é fundamental para assegurar a posse plena e o usufruto exclusivo do povo Kaingang. Além da redução de conflitos fundiários e do reparo de injustiças e violências contra esse povo.
![Antonio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 11/12/2023 – A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, cumpre mais uma missão de repatriação de brasileiros, tinha a bordo, 48 passageiros repatriados da Faixa de Gaza.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 31/12/2024 – Customização de armas de fogo e treinamento em um clube de tiro.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/Porto de Santos O Porto de Santos responde por quase 30% da balança comercial do país. Importação, exportação, balança comercial, porto, navio, container, comércio exterior - Foto: Divulgação/Porto de Santos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Paramirim (BA), 07/02/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita à Estação de Tratamento de Água de Paramirim. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Thiago Ribeiro/CBF/Direitos Reservados sorteio dos confrontos da terceira fase da copa do brasil - em 17/04/2024](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) - 26/12/2024 - 100 fotos melhores de 2024, retrospectiva - Foto feita em 08/03/2023 - Ato denúncia em frente à Câmara Municipal, organizado pelo campanha Levante Feminista contra o Feminicídio, colocarão 210 cruzes nas escadarias do Palácio Pedro Ernesto, simbolizando cada uma das 111 mulheres assassinadas no estado em 2022 e as 99 mulheres assassinadas em 2023. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)