Casos de dengue no Brasil aumentam quase 300% em 2024
![Reuters/Paulo Whitaker/Direitos Reservados Mosquitos de Aedes aegypti são vistos no laboratório da Oxitec em Campinas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Brasil já registrou mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue ao longo de 2024, segundo o Ministério da Saúde.
Esse é o maior número da série histórica e representa quase 300% de aumento em relação ao ano passado.
Na mesma comparação, as mortes confirmadas também bateram recorde, com quase 400% de crescimento, chegando a 5.881.
A incidência da doença no país é de 3.244 casos para cada 100 mil habitantes, quatro vezes maior do que em 2023.
O Distrito Federal aparece em primeiro lugar com 9.876 para cada 100 mil habitantes, seguido por Minas, Paraná e São Paulo com 4.841.
Mas, o estado paulista lidera no número total com 2,1 milhões casos prováveis, seguido por Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
De acordo com o Ministério da Saúde, o combate à dengue e a outras doenças, como chikungunya, foi reforçado nos estados com aumento de casos.
Técnicos já estiveram em Mato Grosso e Minas Gerais e devem chegar ao Espírito Santo na próxima semana.
Lá, é a febre do Oropouche que preocupa, enquanto Minas Gerais enfrenta o risco de aumento da febre amarela, com baixa cobertura vacinal.
Nas visitas, os técnicos atualizam os dados das doenças, revisam as estratégias de controle e analisam as áreas prioritárias de combate.
*Com informações da Agência Brasil.
![Reuters/Ringo Chiu/proibida reprodução Bombeiros observam incêndio em Los Angeles
11/01/2025 REUTERS/Ringo Chiu](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reprodução X /Copinha Fortaleza avança à terceira fase da Copinha 2025](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Venda a varejo de material escolar em lojas da 25 de Março, região central.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antonio Cruz/ Agência Brasil Mariana (MG) - Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), atingido pelo rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco (Antonio Cruz/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto reprodução. São Paulo-11/01/2025 Homens armados atacaram um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Tremembé, no interior de São Paulo, no fim da noite desta sexta-feira (10). Na foto Gleison Barbosa e Valdir Nascimento. Foto Reprodução.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 13/01/2025 - O ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa para apresentação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio 2024. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)