Lula sanciona lei que cria Sistema Nacional de Cultura

Published on 05/04/2024 - 08:57 By Ana Lúcia Caldas * - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Conhecida como o SUS da Cultura,  a lei que institui o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura foi sancionada no Recife, em Pernambuco,  pelo presidente Lula. A nova legislação pretende formar políticas públicas voltadas ao setor.

Por meio do Sistema Nacional da Cultura estados, municípios, Distrito Federal e União poderão colaborar na gestão conjunta das políticas públicas voltadas ao segmento. 

O projeto de lei que regulamenta o sistema,  foi aprovado no Senado em março deste ano e seguiu para sanção presidencial.

Em seu discurso, o presidente Lula destacou o papel do Congresso Nacional.

A ministra Margareth Menezes lembrou que o Sistema Nacional consolida a existência do Ministério da Cultura, extinto no governo anterior.

Margareth Menezes anunciou a abertura de escritório do ministério em todos os estados e disse que os agentes culturais, assim como os do SUS, chegarão aonde nunca houve uma ação cultural.

Segundo a ministra, são 5 milhões de pessoas que trabalham nas indústrias das economias criativas. O setor cultural é responsável por 3,11% do Produto Interno Bruto do Brasil.

 

*Com informações da Agência Brasil

Edition: Leila dos Santos / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: os detalhes da primeira ponte aérea Rio-São Paulo

A ponte aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro é a rota mais movimentada do Brasil. A primeira vez que um piloto realizou um voo, sem escalas, entre as duas cidades foi em 5 de julho de 1914.

Baixar arquivo
Economia

Candidatos ao CNU podem solicitar devolução da taxa de inscrição

Prazo para  fazer o pedido começa nesta sexta-feira e vai até domingo. Ou seja, serão apenas três dias.

Baixar arquivo
Generale

Viva Maria: Festival Latinidades celebra sua 17ª edição em Salvador

Embalado pela força e expressão das negras homenageadas, o festival Latinidades, o maior festival de mulheres negras da América Latina e do Caribe, destaca a jornalista Jacira da Silva, que a partir desta edição seu nome será eternizado em um Prêmio de Jornalismo dedicado espe

Baixar arquivo
Salute

Pesquisa mostra desigualdades regionais no acesso ao parto no RJ

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade Federal do Rio de Janeiro analisaram dados do SUS, no período de 2010 a 2019, e verificaram que o deslocamento intermunicipal das gestantes para o parto hospitalar aumentou de quase 16 para 21% em dez anos.

Baixar arquivo
Diritti Umani

Diva do canto e transfeminista, Vivian Fróes luta e crê na superação

Vivian é preparadora vocal e regente de corais. Ela é a voz da vinheta do nosso podcast TRANSformando as Artes, produzido pela Radioagência Nacional em parceria com a Agência Brasil, e a protagonista deste episódio bônus.

Baixar arquivo