logo Agência Brasil
Cultura

Ministério da Cultura tira do ar site que recebe projetos da Rouanet

Quantidade de acessos chamou a atenção para tentativa de ataques
Baixar
Madson Euler - repórter da Rádio Nacional
02/11/2024 - 12:58
São Luís
Fábricas de Cultura de SP está com inscrições abertas para cursos em artes circenses e circo - Exposição Folia Julina. Foto Ricardo Pimentell/Divulgação
© Ricardo Pimentell/Divulgação

Por causa de sucessivas tentativas de ataque hacker ao Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura, o Ministério da Cultura decidiu retirar do ar temporariamente a plataforma, que recebe os projetos que desejam captar recursos via Lei Rouanet. 

Segundo a pasta, desde a última terça-feira (29) foram pelo menos 4 tentativas de ataque à plataforma, que chegaram a gerar 18 mil acessos simultâneos. Isso ocasionou instabilidade e lentidão, dificultando o acesso para quem tentava submeter propostas.

A quantidade recorde de acessos chamou a atenção, pois é muito acima do perfil de pessoas que poderiam estar interessadas em inscrever projetos. Mas o Ministério garantiu em nota que a segurança e a integridade do Sistema estão mantidas.

Como o prazo final para cadastrar projetos que buscam captar recursos da Lei Rouanet no Sistema terminaria na última quinta, dia 31 de outubro, o Ministério informou que vai divulgar um novo prazo para submissão, tão logo a navegação esteja estável e segura.