logo Agência Brasil
Sicurezza

RJ: Operação mira em quadrilha especializada em fraudes bancárias

Estimativa é que golpes já causaram prejuízo de R$ 40 milhões
Baixar
Priscila Thereso
21/11/2024 - 13:32
Rio de Janeiro
Fachada da Secretaria de Estado da Polícia Civil, no centro do Rio de Janeiro
© Tomaz Silva/Agência Brasil

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro realizam uma operação contra fraudes bancárias nesta quinta-feira (21). Os agentes cumprem mandados de busca e apreensão contra 11 pessoas que já causaram o prejuízo de mais de R$ 40 milhões ao Banco do Brasil. 

Os alvos da operação são investigados em inquérito que apura os crimes de organização criminosa e invasão de dispositivo de informática. As investigações tiveram início a partir de informações apuradas pela Unidade de Segurança Institucional do Banco do Brasil. Segundo a polícia, o grupo criminoso atua desde dezembro de 2023.  

De acordo com o GAECO, Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do MP fluminense, os integrantes da organização criminosa usavam dispositivos eletrônicos como modens e roteadores clandestinos para acessar sistemas internos de agências bancárias e obter dados sigilosos de clientes, manipulando essas informações para cometer fraudes financeiras. 

A investigação também apontou que o grupo atuava de forma organizada, com divisão de tarefas específicas entre aliciadores, aliciados, instaladores, operadores financeiros e líderes. Aproximadamente 25 equipes policiais participam da operação.