logo Agência Brasil
Generale

Frigoríficos brasileiros retomam vendas ao Carrefour

Pedido de desculpas reverte crise no fornecimento
Baixar
Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional
26/11/2024 - 13:21
Brasília
Brasília (DF) 26/11/2024 – Uma unidade do mercado Carrefour é vista em uma rua no centro de Brasília, após a crise instalada com o governo brasileiro por conta da possibilidade do Carrefour deixar de comprar carne do Mercosul, o grupo emitiu uma nota na manhã desta terça-feira sobre o assunto. No comunicado, a empresa pede desculpa “pelas discordâncias” causadas na abordagem do tema.De acordo com a nota, o grupo Carrefour nunca quis opor a agricultura francesa à agricultura brasileira. “França e Brasil são dois países que compartilham o amor pela terra e pelo cultivo e pela alimentação de qualidade”, diz o comunicado.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil

O fornecimento de carne para o Carrefour foi retomado. Comunicou a empresa francesa aos acionistas, nesta terça-feira. Com isso, a rede espera a normalização do reabastecimento nos próximos dias.

A retomada veio depois que o diretor-presidente do Carrefour, Alexandre Bompard, pediu desculpas por dizer que não compraria mais carne do Mercosul. O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil informou que recebeu formalmente uma carta de retratação.

Ela veio após frigoríficos brasileiros anunciarem um boicote à rede de supermercados.

Em nota, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne disse que recebeu com satisfação o pedido de desculpas. A entidade espera que, com isso, as operações da rede francesa sejam restabelecidas.

Na manhã desta terça, a empresa publicou um comunicado no site internacional afirmando que a maior parte dos produtos vendidos no Brasil é de produtores brasileiros e assim deve continuar. A empresa disse que “melhor do que ninguém, reconhece os padrões da carne brasileira, a alta qualidade e o sabor”.

Ainda segundo o comunicado, é na França que quase toda carne vendida será a produzida por pecuaristas franceses.

A confusão começou porque o diretor-presidente do Carrefour disse que não venderia mais carne do Mercosul. A mensagem, publicada na rede social dele, era endereçada aos produtores franceses, que são contra o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Com a mensagem polêmica, a empresa queria tranquilizá-los.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.