![Marcelo Camargo/Agência Brasil Carteira de trabalho digital.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Brasil gerou pouco mais de 132.700 empregos formais no mês de outubro, uma queda de cerca de 30% na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado de 2024, o saldo é positivo em mais de 2,117 milhões de postos de trabalho, com crescimento em todas unidades da federação e grupos de atividades.
Os dados são do Novo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, e foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho.
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, atribuiu a queda no ritmo de geração de empregos no mês passado à política de juros do Banco Central. Marinho acredita que mudanças na presidência do banco, com o fim do mandato de Roberto Campos Neto, e na composição do Copom, Comitê de Política Monetária, devem ajudar a melhorar o cenário.
No mês de outubro, três atividades econômicas registraram saldos positivos. O setor de Serviços gerou mais de 71 mil postos formais de trabalho, o Comércio mais de 44 mil e a Indústria quase 24 mil novos empregos.
Já a Construção Civil registrou diminuição de 767 postos formais de trabalho e a Agropecuária fechou 5.700 vagas.
Apenas três estados registraram saldo negativo na geração de empregos em outubro: Goiás, Mato Grosso e Bahia. Entre os estados com crescimento, São Paulo lidera, com a criação de mais de 47 mil postos de trabalho; Rio Grande do Sul, mais de 14 mil; e Rio de Janeiro, quase 11 mil.
As mulheres ocuparam a maioria das novas vagas geradas, quase 90 mil. O salário médio real de admissão em outubro foi de R$ 2.153,18, uma redução de 0,87% na comparação com setembro. Em relação a outubro do ano passado, houve ganho real de 1,15%.
![Antônio Cruz/ Agência Brasil Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Brasília (DF), 03/12/2024 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com o vice-presidente Geraldo Alckimn e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, participam do lançamento e implementação da Missão 1 do programa Nova Indústria Brasil (NIB), no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 03/12/2024 - Os ministros da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, participam do lançamento do Plano de Comunicação pela Igualdade Racial O Plano objetiva implementar ações para promover a igualdade racial na comunicação dos órgãos e entidades da administração pública federal, em conformidade com decreto presidencial nº 11.787/2023. Foto: José Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Roque de Sá/Agência Senado Brasília (DF), 03/12/2024 - O
ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, participa de audiência da Comissão de Segurança Publica do Senado Federal. Foto: Roque de Sá/Agência Senado](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PRF/SP São Paulo 28/10/2024 Emboscada da Mancha Verde contra cruzeirenses deixa 17 feridos e um morto em SP. Foto PRF/SP](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)