logo Agência Brasil
Cultura

Festival de cinema mais longevo do Brasil começa neste sábado

Festival de Brasília, em sua 57ª edição, vai até dia 7 de dezembro
Baixar
Joana Côrtes - repórter da Rádio Nacional
30/11/2024 - 15:05
Brasília
56º Festival de Brasíia do Cinema Brasieiro - 2023. Foto: Festival de Brasília/Divulgação
© Festival de Brasília/Divulgação

Começa neste sábado, 30, o festival de cinema mais longevo do Brasil: o Festival de Brasília. Um dos mais tradicionais festivais de cinema chega a sua 57ª edição, em 59 anos de colaborações ao cinema nacional.

Até 7 de dezembro, a programação inclui a exibição dos filmes selecionados, debates e premiações. A tradicional Mostra Competitiva Nacional do Festival de Brasília premia há 50 anos os grandes talentos do cinema brasileiro. Em 2024, os seis longas e 12 curtas-metragens em cartaz foram selecionados entre 1.180 filmes inscritos.

A abertura oficial acontece neste sábado, às 20h, no Cine Brasília. A grande homenageada desta edição é a atriz Zezé Motta, de 80 anos. Ela receberá o primeiro Troféu Candango do 57º Festival de Brasília em celebração ao conjunto de sua obra, composta por 55 filmes e mais de 50 produções para TV, além de 14 álbuns lançados.

Entre os longas mais aguardados, estão o filme Criaturas da Mente, do cineasta pernambucano Marcelo Gomes, que será exibido na sessão de abertura do festival. O filme A fúria, do cineasta Rui Guerra, de 93 anos, também está na lista dos mais cotados para ser visto pela plateia cinéfila do festival.

Haverá também sessões especiais, com filmes voltados ao público infantil e, também, obras cinematográficas antigas, algumas delas, restauradas. As mostras serão exibidas no Plano Piloto e, também, no Gama, em Planaltina e em Taguatinga. Todas as sessões dos filmes são gratuitas, com exceção dos que serão exibidos na Mostra Competitiva.

Toda a programação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro o ouvinte confere no festcinebrasilia.com.br.