logo Agência Brasil
Educazion

Crianças que sofreram bullying têm desempenho pior na escola

Baixar
Sâmia Mendes* - Editora da Rádio Nacional
05/12/2024 - 10:24
Brasília
Rio de Janeiro (RJ), 25/11/2024 - O programa Caminhos da Reportagem destaca As marcas do racismo na escola. Frame: TV Brasil/Divulgação
© TV Brasil/Divulgação

Um estudo internacional de tendências em matemática e ciências, divulgado nesta quarta-feira, mostra que estudantes que relataram bullying tiraram até 72 pontos a menos do que aqueles que disseram nunca ter sofrido esse tipo de violência.

Essa é a primeira vez que o Brasil participa do estudo que mede os conhecimentos em Ciências e em Matemática, dos estudantes do 4º e do 8º ano, do Ensino Fundamental.

Participaram do levantamento, 44.900 estudantes de escolas públicas e privadas. Professores de Matemática e de Ciências também responderam à pesquisa.

No Brasil, de acordo com a legislação, é dever do estabelecimento de ensino, clubes e agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção e combate à violência e à intimidação sistemática.

Estão incluídos nesse tipo de violência apelidos pejorativos, expressões preconceituosas, isolamento social, insultos e até mesmo ataques físicos. Pode ocorrer tanto nas escolas e arredores, quanto no mundo digital, nas redes sociais e em outros ambientes.

*Com locução de José Carlos de Andrade