Giro internacional: Israel deflagra operação militar na Cisjordânia
![ABIR SULTAN/Pool via REUTERS/Proibida reprodução Benjamin Netanyahu em Tel Aviv
31/12/2023 ABIR SULTAN/Pool via REUTERS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Israel
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, lançou nesta terça-feira (21) o que ele chamou de uma operação militar significativa e em grande escala na Cisjordânia. Pelo menos oito palestinos morreram no ataque. A ofensiva ocorre no norte da Cisjordânia, na cidade de Jenin, onde o Exército israelense já realizou várias incursões nos últimos anos. A ação foi lançada apenas dois dias após o início de um cessar-fogo na Faixa de Gaza entre Israel e o grupo Hamas.
De acordo com o governo de Israel, o objetivo é atacar terroristas apoiados pelo Irã e retomar o controle de um campo de refugiados que abrigaria militantes de grupos armados, incluindo o Hamas e a Jihad Islâmica. Atualmente, aldeias palestinas da Cisjordânia também sofrem com ataques de colonos israelenses na região.
Turquia
Em uma região montanhosa da Turquia, um incêndio em um resort de esqui matou 66 pessoas e feriu cerca de cinquenta. No momento, 238 hóspedes estavam no hotel. O fogo começou por volta das 3h30 da madrugada, no horário local. Algumas pessoas pularam das janelas usando lençóis. Mais de 200 agentes do Corpo de Bombeiros trabalharam para apagar as chamas. O incêndio teria começado no restaurante do prédio.
Indonésia
Na Indonésia, na cidade de Pekalongan, a chuva forte provocou deslizamentos de terra que mataram 16 pessoas. Outras dez ficaram feridas. Esse tipo de ocorrência é frequente na Indonésia, especialmente na estação chuvosa. As operações ilegais de minério na região aumentam o desmatamento e o risco dos deslizamentos. As buscas por desaparecidos continuam na região, de difícil acesso.
Argentina
Na Argentina, a organização de direitos humanos Avós da Praça de Maio anunciou hoje (21) que a neta número 139, sequestrada durante a ditadura argentina, foi encontrada. A neta é filha de Noemí Macedo e Daniel Inama, levados pelos militares em 1977 e desaparecidos desde então. Na época, Noemí estava grávida de seis ou sete meses. O anúncio foi feito com a presença de um dos irmãos da neta, que tem seu nome mantido em segredo.
*Com informações da Reuters
![Reuters/David Diaz Arcos e Henry Romero/Proibida reprodução Foto 1: Ecuador's President and presidential candidate for reelection Daniel Noboa gestures during a campaign event for the upcoming Sunday presidential election, in Quito, Ecuador February 6, 2025. Reuters/David Diaz Arcos/Proibida reprodução
Foto 2: Ecuadorean presidential candidate Luisa Gonzalez of the Revolucion Ciudadana party, the political party of Ecuador's ex-President Rafael Correa, speaks during a campaign rally ahead of the February 9 general election, in Guayaquil, Ecuador, February 6, 2025. Reuters/Henry Romero/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![MGI/Reprodução Brasília (DF), 18/11/2024 - Página do Concurso Público Nacional unificado. Foto: MGI/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alile Dara Onawale/Sony Picutres Brasília (DF), 23/01/2025 - Cena do filme Ainda estou aqui. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Picutres](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Muçum (RS), 22/06/2024 - Interior de casa tomado de lama após enchente que atingiu toda a região. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Cursinho preparatório para o vestibular da Universidade de São Paulo - USP Leste.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)