André Lago avalia que a volta de Trump trará impactos para COP 30
![José Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 21/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião para tratar sobre questões ambientais e definir o presidente da COP30, André Corrêa do Lago. Foto: José Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Após ser anunciado nesta terça-feira como o presidente da COP 30, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, o embaixador André Corrêa do Lago avalia que a volta de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos vai trazer impactos até mesmo na preparação da COP.
A declaração foi dada pelo atual secretário do Clima, Energia e Meio Ambiente, do Ministério de Relações Exteriores, André Lago, que foi escolhido pelo presidente Lula para comandar o evento das Nações Unidas, em Belém do Pará, no mês de novembro.
Nessa segunda, ao tomar posse na presidência dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou que o país vai sair, mais uma vez, do Acordo de Paris, adotado em 2015. No entanto, André Lago acredita que o diálogo com o país norte-americano se mantém aberto.
Economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, André Corrêa do Lago tornou-se diplomata nos anos 80. No Itamaraty, chefiou os departamentos de Energia e de Meio Ambiente. Participou de diversas conferências ambientais e climática; já serviu em embaixadas em quatro países e já foi embaixador do Brasil no Japão e na Índia.
De acordo com o governo, a escolha por André Lago “reforça a liderança do país nas negociações climáticas internacionais” e é um importante passo “na preparação da conferência”, já que a presidência formal da COP continua sendo do “Azerbaijão até a abertura oficial” da conferência em Belém.
Ao lado do presidente da COP 30, a Secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni, assume a Diretoria-Executiva. Ana Toni não participou do anúncio devido a um procedimento médico.
Após os anúncios, a organização não governamental Observatório do Clima disse ter recebido as nomeações “com satisfação” e avaliou que, “dificilmente haveria uma dupla com mais estatura para desempenhar a missão”.
![Reuters/David Diaz Arcos e Henry Romero/Proibida reprodução Foto 1: Ecuador's President and presidential candidate for reelection Daniel Noboa gestures during a campaign event for the upcoming Sunday presidential election, in Quito, Ecuador February 6, 2025. Reuters/David Diaz Arcos/Proibida reprodução
Foto 2: Ecuadorean presidential candidate Luisa Gonzalez of the Revolucion Ciudadana party, the political party of Ecuador's ex-President Rafael Correa, speaks during a campaign rally ahead of the February 9 general election, in Guayaquil, Ecuador, February 6, 2025. Reuters/Henry Romero/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![MGI/Reprodução Brasília (DF), 18/11/2024 - Página do Concurso Público Nacional unificado. Foto: MGI/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alile Dara Onawale/Sony Picutres Brasília (DF), 23/01/2025 - Cena do filme Ainda estou aqui. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Picutres](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Muçum (RS), 22/06/2024 - Interior de casa tomado de lama após enchente que atingiu toda a região. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Cursinho preparatório para o vestibular da Universidade de São Paulo - USP Leste.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)