Brasil integra Comitê da Diversidade Cultural da Unesco

Publicado em 16/06/2015 - 14:10 Por Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Brasil passou a integrar o Comitê Intergovernamental da Diversidade Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Os 12 novos membros do comitê, eleitos sexta-feira (12), durante a quinta sessão ordinária da Conferência das Partes da Convenção de Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, em Paris, terão mandato até 2019. O comitê tem papel executivo e implementa as diretrizes estabelecidas pelos estados signatários da convenção.

A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ivana Bentes, que integrou a delegação brasileira, explicou que um dos debates no âmbito do tratado é a promoção da diversidade no mundo, em meio a grupos e políticas que criam uma homogeneidade cultural, com “a instalação de indústrias culturais predadoras que não contemplam a diversidade das culturas locais”.

Segundo a secretária, a discussão central na quinta sessão ordinária foi a cultura digital, que engloba, entre outros temas, novas mídias, remuneração de artistas e produtores culturais e novos marcos para os direitos autorais. “As novas plataformas por onde hoje passa grande parte da cultura têm de ser reguladas com base nos interesses das diversidades territoriais. Caso contrário, serão a nova forma da indústria da cultura dominar os países”, disse Ivana.

O delegado permanente adjunto do Brasil junto à Unesco, Marcelo Dantas, ressaltou a importância de o Brasil participar do comitê para ter sua visão da diversidade cultural representada no cenário internacional. Segundo Dantas, o Brasil já foi membro do comitê em duas ocasiões.

A Convenção de Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da Unesco foi adotada em 2005 e ratificada pelo Brasil em 2007. O documento tem hoje 139 países e a União Europeia como signatários.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias