Definidas partidas de quartas de final do futebol nos Jogos Indígenas

Publicado em 28/10/2015 - 00:01 Por Nathália Mendes - Repórter do Portal EBC - Palmas (TO)

Depois de 16 jogos em dois dias de rodada, estão definidos os jogos das quartas de final do futebol masculino e feminino nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas, capital do Tocantins. As partidas que valem vaga na semifinal ocorrem nesta quarta-feira (28), a partir das 7h30 (horário de Palmas). No feminino, estão classificados os times das etnias Gaviões, Tapirapé, Xambioá Karajá, Xerente, Rikbaktsa e Guarani-Kaiowá, além das seleções de Peru e Canadá. Entre os homens, as equipes dos povos Karajá, Kayapó, Xerente, Kanela, Gaviões e Terena, mais Paraguai e Bolívia, avançaram.

 Palmas (TO) - As Kyikatejê e Parakatejê jogam contra as índias da Guiana Francesa em partida de futebol durante os Jogos Mundiais Indígenas (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 As Kyikatejê e Parakatejê jogam contra as índias da Guiana Francesa em partida de futebol durante os Jogos Mundiais Indígenas Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em quatro jogos – dois femininos e dois masculinos –, a classificação só foi decidida nos pênaltis. Pelo regulamento, em caso de igualdade no placar durante o tempo regulamentar, cada equipe cobra três pênaltis, acrescendo cobranças alternadas extras até que haja um vencedor. Depois de protagonizarem o único jogo sem gols da rodada, os homens Kayapó eliminaram os Kuikuros na última cobrança. O mesmo aconteceu no confronto feminino entre Xerente e Kamayurá, com vitória da etnia de Tocantins por 4 a 3.

A maior goleada da rodada foi das canadenses, que fizeram 13 a 0 em cima das Assurinis. O Peru também despachou uma etnia brasileira, ao passar pelas Terenas por 7 a 0. Agora, só um dos times estrangeiros seguirá no campeonato, já que as duas seleções fazem uma das quartas de final. 

No masculino, o time dos Gaviões, que joga profissionalmente e disputou a segunda divisão do Campeonato Paraense deste ano, arrancou a vitória por 1 a 0 da Argentina, decretando a saída dos “hermanos” do campeonato. As seleções do Paraguai, que venceu os Xavantes por 9 a 2, e da Bolívia, que eliminou o povo Kamayurá por 6 a 2, são os únicos times de fora do país nesta fase da competição.
 
Confira os jogos das quartas de final do futebol dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas:

Feminino
28 de outubro – 7h30 – campo da ULBRA – Gaviões x Tapirapé
28 de outubro – 7h30 – campo do 1ºBPM – Rikbaktsa x Guarani-Kaiowá
28 de outubro –  8h45 – campo do 1ºBPM – Canadá x Peru
28 de outubro – 8h45 – campo da ULBRA – Xambioá Karajá x Xerente

Masculino
28 de outubro – 7h30 – estádio Nilton Santos – Xerente x Kanela
28 de outubro – 8h45 – estádio Nilton Santos – Gaviões x Paraguai
28 de outubro – 10h – campo da ULBRA – Karajá x Kayapó
28 de outubro – 10h – estádio Nilton Santos – Terena x Bolívia

Veja os resultados das oitavas de final do campeonato: 

Feminino
Gaviões 1 x 1 Bororo Boe (nos pênaltis: Gaviões 2 x 1 Bororo Boe)
Tapirapé 4 x 3 Kayapó
Xambioá Karajá 1 x 0 Paresi Haliti
Xerente 1 x 1 Kamayurá (nos pênaltis: Xerente 4 x 3 Kamayurá)
Rikbaktsa 1 x 0 Bolívia
Assurini 0 x 13 Canadá
Guarani-Kaiowá 5 x 1 Karajá
Terena 0 x 7 Peru

Masculino
Karajá 2 x 1 Bororo Boe
Kayapó 0 x 0 Kuikuro (nos pênaltis: Kayapó 4 x 3 Kuikuro)
Kanela 5 x 1 Kura Bakairi
Xerente 1 x 0 Pataxó
Gaviões 1 x 0 Argentina
Xavante 2 x 9 Paraguai
Kamayurá 2 x 6 Bolívia
Xambioá Karajá 1 x 1 Terena (nos pênaltis: Karajá 2 x 3 Terena)

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.