Ação Social Cidadania Direito de Todos atende a moradores do Complexo da Maré

Publicado em 02/04/2014 - 22:09 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Secretaria do Estado de Assistência Social e Direitos Humanos fez hoje (2)  na localidade Baixa do Sapateiro, no Complexo da Maré, a ação social Cidadania Direito de Todos. O trabalho foi uma parceria entre órgãos do estado e do município para prestação de informações e serviços como emissão de primeira e segunda vias de carteira de identidade, de Carteira de Trabalho, isenção de pagamento para emissão de certidões, delegacia itinerante de atendimento à mulher, orientações sobre escovação bucal e promoção de saúde, atividades recreativas, divulgação e orientações sobre programas sociais, entre outros serviços.

“Nós identificamos uma demanda reprimida das pessoas sem a identificação civil, sem identidade, sem Carteira de Trabalho e sem acesso à Defensoria Pública e reunimos todos os órgãos do governo do estado e da prefeitura para poder diminuir essa demanda reprimida e facilitar o nosso trabalho que vai ser semanal. Vamos nos reunir com as lideranças comunitárias e moradores em geral para identificar os problemas e a gente tem um prazo de 15 dias para resolver “, informou o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Pedro Fernandes.

Segundo Fernandes, a adesão dos moradores da comunidade, mesmo sendo durante a semana, foi muito grande. “Para nossa surpresam, está três, quatro vezes maior do que as [ações] que fazemos em finais de semana”, disse, acrescentando que diante da procura pelos serviços, a secretaria já definiu que haverá mais três ações sociais destinadas às pessoas que não foram atendidas hoje.

Fernandes acrescentou que os cursos profissionalizantes são uma prioridade. “A Secretaria de Ciência e Tecnologia, junto com a [Secretaria] de Educação, está aqui elaborando a demanda para dar a resposta o mais rápido possível. A gente precisa direcionar os moradores que não estão no mercado trabalho para poder acessar o mais rápido possível”, completou.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias