logo Agência Brasil
Economia

Reforma do PIS e da Cofins é neutra em termos de arrecadação, diz Levy

Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 15/07/2015 - 11:45
Brasília
economia ilustração 2
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

A proposta de reforma do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) não deve gerar aumento de receitas para o governo. A afirmação é do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que se reuniu hoje (15) com parlamentares para discutir uma forma de simplificação do crédito às empresas na tributação do PIS e da Cofins.

A proposta deve gerar um aumento de alíquota, mas também aumentarão os valores creditados às empresas. “Aumenta a quantidade de crédito. Obviamente, a gente tem que aumentar a alíquota para refletir isso. É uma reforma neutra em termos de arrecadação, mas muito boa em termos de eficiência para as empresas”, afirmou Levy.

Segundo deputados que participaram da reunião com o ministro, está prevista uma reunião técnica hoje, às 15h, do secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, com representantes das bancadas da Câmara para discutir a proposta mais detalhadamente.

Mais cedo, quando chegou ao Ministério da Fazenda, Levy disse que a intenção do governo é enviar ao Congresso um projeto sobre o assunto o mais breve possível.