Governador do Rio pretende expandir escolas de tempo integral

Publicado em 13/01/2015 - 16:34 Por Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, anunciou hoje (13) que pretende transformar 100 unidades de ensino em escolas de tempo integral. Hoje, a rede tem 776 escolas de ensino fundamental e médio funcionando com horário estendido, mantidas pela Secretaria Estadual de Educação. A secretaria administra 1,2 mil escolas com 900 mil estudantes.

“Este ano faremos mais 100 escolas – quero levar a toda nossa rede essa formação. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, está investindo nas escolas de ensino fundamental com horário integral, e nós vamos colocar o nosso jovem cada vez mais no ensino médio para ter profissão, oportunidade e poder crescer”, disse Pezão, durante diplomação de turmas de projetos socioambientais.

Ele destacou que, por falta de continuidade, projetos de educação integral acabaram enfraquecidos ao longo dos anos. “Se tivéssemos acreditado no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep), onde o jovem passava o dia inteiro com educação, biblioteca, esporte, cultura, lazer e arte, não estaríamos prendendo tanto bandido”. Os Cieps foram idealizados por Darcy Ribeiro e implantados pelo então governador Leonel Brizola na década de 80.

Pezão elogiou os alunos que concluíram os cursos hoje, como o fábrica verde, ecomoda, ecobuffet e TV verde, sinalizando a importância da educação ambiental. Participaram cerca de 1,1 mil jovens de comunidades pacificadas ou em situação de vulnerabilidade social.

Entre os alunos estava Dayse Oliveira, da Portela, na zona norte da cidade. Ela se formou em ecomoda com mais 300 colegas. “Aprendemos a confeccionar roupas, acessórios e bolsas com material descartável, CDs e jeans, com tecidos de uniformes e banners usados. Dá para fazer moda, e fica incrível”, disse a nova estilista. O material era doado, acrescentou.

Da Chacrinha, comunidade da Tijuca, Dissilene Silva aprendeu novas técnicas de aproveitamento de alimentos no ecobuffet. “Não sabia que podia aproveitar casca de batata, de cenoura, de laranja, Dá para fazer compotas, caldos de sopa, uma delícia!” Após o curso, ela espera reduzir o desperdício de alimentos e o volume de lixo orgânico.

Todas as aulas foram dadas em unidades equipadas pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), da Secretaria Estadual do Ambiente. Segundo o secretário André Corra, que assumiu este ano, o objetivo é ampliar o projeto para a região metropolitana. A iniciativa integrará a estratégia para promover a consciência ambiental e reduzir a poluição em afluentes do estado, informou.

“Apesar dos avanços, muito lixo ainda chega à Baía de Guanabara. Precisaremos fazer uma integração de projetos para focar em reutilização, reciclagem e reaproveitamento, conceito aqui [do curso], envolvendo, sobretudo, a garotada”, disse Corra. E, de olho nas Olimpíadas de 2016, as ações serão focadas nas regiões cortadas por rios que deságuam na baía.

O evento terminou com um desfile de peças confeccionadas por alunos do ecomodas na Mangueira, inspirado na Baía de Guanabara e coordenado pelo professor Almir França.


Fonte: Governador do Rio pretende expandir escolas integrais

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias