CMN autoriza lançamento de moedas comemorativas das Olimpíadas e Paralímpiadas

Publicado em 30/01/2014 - 20:42 Por Stênio Ribeiro – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou hoje (30) o lançamento de uma série de 36 tipos de moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, que serão disputados no Rio de Janeiro. Serão quatro modelos de moedas de ouro, 16 de prata e 16 bimetálicas, de acordo com projetos desenvolvidos pelo Banco Central (BC), em parceria com a Casa da Moeda e suporte técnico do comitê organizador dos jogos.

Brasília - O Banco Central e a Casa da Moeda lançaram hoje (31) nove moedas comemorativas da Copa do Mundo, que será disputada de 12 de junho a 13 de julho deste ano (Divulgacão/Banco Central do Brasil)

Primeiro lote das moedas comemorativas da Copa do Mundo acabou em menos de 24 horasDivulgacão/Banco Central do Brasil

Ao contrário das moedas comemorativas da Copa do Mundo da Fifa de 2014, lançadas todas de uma vez, ontem (29), o cronograma para comercialização das novas moedas prevê quatro etapas: agosto deste ano, fevereiro e agosto de 2015, e fevereiro de 2016.

De acordo com informação do BC, o primeiro lote das moedas de ouro comemorativas da Copa do Mundo de Futebol deste ano – que será feita em 12 capitais brasileiras, de 12 de junho a 13 de julho - acabou em menos de 24 horas. Foram cunhadas 2.720 moedas de ouro (mil para o mercado interno) com valor de face de R$ 10 e valor venal de R$ 1.180. A autoridade monetária revelou que a Casa da Moeda vai emitir nova tiragem para atender à demanda, mas a cunhagem está limitada a 20 mil unidades.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias