Você está aqui

Defesa Civil prevê chuvas em SC até a manhã desta terça-feira

  • 20/07/2015 10h15publicação
  • Brasílialocalização
Michèlle Cannes - Repórter da Agência Brasil

O Rio Canoinhas, em Santa Catarina, está em situação de início de transbordamento desde às 11h da manhã de ontem (19). O alerta foi feito pela Secretaria da Defesa Civil do estado. O rio tem subido, em média, 1 centímetro (cm) por hora, mesmo sem chuvas na região. A previsão meteorológica para hoje (20), de acordo com a Defesa Civil, é de chuva com risco de temporal isolado e mar agitado.

A semana começa com o aumento de nuvens, chuvas e raios, segundo o comunicado da Defesa Civil de Santa Catarina. A situação será pior na área que se estende da região oeste ao litoral sul do estado. Nas demais regiões, a incidência de chuva acontece a partir do período da tarde. A previsão é que a chuva e o tempo instável se estendam para a madrugada até o início da manhã de terça-feira (21). Ainda nesta terça-feira há previsão de sol na maioria das regiões no decorrer do dia.

A Defesa Civil recomenda que, em caso de tempestade com raios, ventos e granizo, a população permaneça em local seguro e não transite por local aberto, próximo de árvore e objetos que possam ser arremessados. Em caso de enchente, a orientação é evitar contato com a água e não dirigir em locais alagados.

Já no Paraná, segundo a Defesa Civil do estado, não há alerta de chuva forte desde sábado (18). A previsão é que a semana comece com tempo mais estável e temperaturas mais elevadas. Pancadas de chuva estão previstas para amanhã. Segundo a instituição, o estado está em fase de recuperação. Pelo menos 28 municípios tiveram situação de emergência decretada pelo estado.

De acordo com o 8º Distrito Meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Porto Alegre, a previsão para hoje, nos três estados da Região Sul é de tempo instável com chuva, vento e trovoada. Ainda assim, as temperaturas estão elevadas variando entre 10 graus Celsius (ºC) e 30ºC.

Edição: Marcos Chagas