Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Operação Antiquários apreende obras de arte que seriam do Museu Imperial

Publicado em 18/01/2017 - 19:49

Por Cristina Índio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro

A Polícia Federal apreendeu hoje (18), durante a realização da Operação Antiquários, 21 objetos de arte no Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. No Rio e em São Paulo foram recuperadas 13 peças no total. Em Salvador, além de cinco itens, foram apreendidos três livros raros.

A operação foi deflagrada para apurar o furto de obras de arte que pertencem ao Museu Imperial, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Os agentes cumpriram três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 6º Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. As diligências ocorreram nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. A intenção era localizar as peças e aprofundar as investigações do crime de furto qualificado, cuja pena pode chegar a 8 anos de reclusão e multa.

Operação Antiquários, da Polícia Federal, apreendeu peças do acervo do Museu Imperial

Operação Antiquários, da Polícia Federal, apreendeu peças do acervo do Museu Imperial Polícia Federal/ Divulgação

Acervo Geyer

De acordo com a Polícia Federal, em 1999, cerca de 4 mil obras pertencentes a Paulo e Cecília Geyer foram doadas, por meio de escritura pública, ao Museu Imperial. Na época, a doação incluiu ainda uma casa no Cosme Velho, zona sul do Rio. As investigações do inquérito policial indicam que, com a morte de Maria Cecília em 2014, última usufrutuária do imóvel após a morte de Paulo, dez anos antes, parentes do casal podem ter aproveitado para furtar diversos itens doados, antes da incorporação definitiva das peças ao acervo do museu.

A PF informou ainda que as investigações são realizadas com apoio do Museu Imperial e que as obras furtadas estavam na Casa Geyer. A polícia suspeita que os investigados faziam de suas residências e escritórios, "galerias privadas com o acervo desviado".

Edição: Amanda Cieglinski

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias