![Arquivo/Agência Brasil Fernando de Noronha (PE)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A União e o governo de Pernambuco assinaram um acordo para dividir a responsabilidade pela administração do arquipélago de Fernando de Noronha. Localizado a cerca de 545 quilômetros da costa brasileira, o conjunto de 21 ilhas, ilhotas e rochedos tem cerca de 26 km², é considerado um Patrimônio Natural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e um dos principais atrativos turísticos do Brasil.
O acordo - celebrado com a participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH); do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) - foi protocolado para análise do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (10). Cabe à Corte dar a palavra final sobre a constitucionalidade e a validade do pacto de gestão compartilhada.
Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), o objetivo da iniciativa é fomentar a cooperação entre União e governo estadual, de forma a ajustar a gestão administrativa e turística do arquipélago às normas de proteção ambiental, defesa da biodiversidade, uso sustentável dos recursos naturais e ao adequado uso do solo e do planejamento territorial local.
Limites
Ainda de acordo com a AGU, o documento entregue ao STF prevê que, até a conclusão de um novo estudo de sustentabilidade, o ingresso de turistas no arquipélago não deve ultrapassar 11 mil pessoas por mês e 132 mil por ano.
O pacto também proíbe que o atual perímetro urbano seja ampliado e prevê a possibilidade de regularização dos imóveis e benfeitorias já existentes nos casos em que isso for legal e ambientalmente possível. Em situações em que as construções erguidas ferem as normas ambientais, os imóveis deverão ser demolidos.
Se o STF aprovar, o acordo será válido por tempo indeterminado e só poderá ser substituído por um novo ajuste entre as partes com o aval da Corte. Além disso, a União e o governo de Pernambuco deverão criar um comitê de acompanhamento e gestão que será responsável por acompanhar o efetivo cumprimento das obrigações estabelecidas para cada um dos órgãos ou instituições federal e estadual envolvidas. O comitê será composto por dois representantes estaduais e dois da União.Fernando de Noronha, Pernambuco, AGU, STF
![Logo da Agência Brasil](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Wang Huabin/Xinhua) Assunção- Paraguai 06/12/2024 (UNESCO) inscreveu nesta quarta-feira a Festa da Primavera, práticas sociais do povo chinês em celebração ao ano novo tradicional, na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Foto Xinhua/Zhu Yubo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Jean Bizimana/Reuters/proibida a reprodução Agentes de segurança de Ruanda recebem pessoal humanitário e suas famílias que fogem de Goma, no leste do Congo
27/1/2025 REUTERS/Jean Bizimana](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Danish Siddiqui/direitos reservados Naga Sadhus, or Hindu holy men wearing face masks wait before the procession for taking a dip in the Ganges river during Shahi Snan at](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte shaadjutt/FREEPIK Brasília (DF) 29/01/2025 - Celac cancela reunião devido à crise entre Colômbia e Estados Unidos
Encontro sobre migrantes tinha sido marcado para esta quinta-feira
Arte shaadjutt/FREEPIK](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)