Banco Central Europeu anuncia compra mensal de 60 bilhões de euros

Publicado em 22/01/2015 - 14:32 Por Da Agência Lusa - Frankfurt

O Banco Central Europeu (BCE) comprará mensalmente 60 bilhões de euros de dívida pública e privada até setembro de 2016, anunciou hoje (22) o presidente da instituição, Mario Draghi.

A compra terá início em março deste ano e durará pelo menos até o fim de setembro de 2016, informou Draghi.

O conselho "decidiu lançar um programa amplo de compra de ativos", explicou o presidente do Banco Central Europeu, durante entrevista que se seguiu à primeira reunião da instituiição este ano. Segundo ele, a medida pode ser justificada pelo persistente nível de inflação muito baixo. Draghi acrescentou que 20% da compra de títulos terão risco partilhado.

Na reunião de hoje, o BCE decidiu manter inalterada a taxa de juro em 0,05%, um mínimo histórico fixado em setembro do ano passado.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.