Governo brasileiro repudia atentados na Tunísia, no Kuwait e na França

Publicado em 26/06/2015 - 13:36 Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O governo brasileiro condenou os atentados ocorridos hoje (26) na Tunísia, no Kuwait e na França.

“Trata-se de atos criminosos, perpetrados por extremistas em nome de ideias incompatíveis com as regras mais elementares de convívio e respeito aos direitos humanos. A intolerância religiosa e o recurso à violência indiscriminada, praticados sob qualquer pretexto, merecem o mais veemente repúdio da sociedade e do governo brasileiro”, diz nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

Na Tunísia, pelo menos 27 pessoas morreram em um resort na cidade de Sousse, região turística do país. O porta-voz do Ministério do Interior tunisiano, Mohamed Ali Aroui, classificou de "terrorista" o ataque ao Hotel International Marhaba, em Sousse. Segundo uma rádio local, que cita fontes da segurança, homens armados entraram na praia e no lobby do hotel atirando indiscriminadamente nas pessoas que ali estavam.

O ataque, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, feito hoje contra uma mesquita xiita na capital do Kuwait matou 25 pessoas, segundo dados do Ministério do Interior. Em um comunicado divulgado pela agência de notícias oficial Kuna, a pasta informou que há 202 pessoas feridas.

Na França, autoridades identificaram um suspeito de ser o autor do atentado a uma fábrica de gás natural em Isère (Sudeste do país), no qual uma pessoa morreu e duas ficaram feridas. O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, confirmou que uma cabeça, coberta com inscrições em árabe, foi encontrada no local, pendurada em uma grade. A identidade da vítima ainda não foi revelada.

Segundo fontes judiciais, o atentado ocorreu às 10h no horário local (5h no horário de Brasília), na fábrica de gás da multinacional Air Products.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias