Coreias chegam a acordo sobre realização da cúpula intercoreana

Publicado em 24/04/2018 - 19:32 Por Xinhua - Seul

A Coreia do Sul e a Coreia do Norte chegaram hoje (24) a um acordo sobre protocolo, segurança e cobertura da mídia para a terceira cúpula intercoreana a ser realizada no final desta semana. A informação é da agência chinesa Xinhua.

Kwun Hyuk-ki, diretor do centro de imprensa da Casa Azul (escritório executivo e residência oficial do chefe de Estado e de governo sul-coreano), disse em uma coletiva de imprensa que os dois lados finalmente concordaram com as questões, depois de realizadas três rodadas de diálogos em nível de trabalho.

As reuniões dos funcionários das duas Coreias foram realizadas por três horas e meia no início do dia na vila fronteiriça de Panmunjom, onde terá lugar a cúpula marcada para começar na sexta-feira (27).

Kwun disse que o presidente sul-coreano Moon Jae-in e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, farão um primeiro encontro histórico na sexta-feira, antes de realizar a reunião de cúpula e um banquete de boas-vindas, respectivamente.

Lista de participantes

Os dois lados concordaram em trocar a lista de pessoas que acompanharão os dois líderes à Panmunjom o mais cedo possível, disse o diretor do centro de imprensa da Casa Azul.

A Coreia do Norte permitiu que jornalistas sul-coreanos transmitam a reunião de cúpula de um prédio do país localizado em uma rua estreita dos pavilhões que ficam no meio de Panmunjom e que abrangem as duas Coreias.

Prevê-se que o líder Kim Jong-Un atravesse a pé a linha de demarcação militar, marcada apenas por uma laje de concreto baixa em um estreito corredor entre os pavilhões. Espera-se que ele seja saudado pelo seu homólogo Moon Jae-in em frente à laje de cimento.

Últimas notícias