Presidente do México diz que tratado abre nova etapa com EUA e Canadá

Publicado em 30/11/2018 - 14:50 Por Agência EFE - Buenos Aires

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse hoje (30) que o renovado tratado comercial de seu país com Estados Unidos e Canadá, conhecido como T-MEC, abre "uma nova etapa" na relação com as nações vizinhas e oferece uma base "mais inclusiva, firme e moderna" para o comércio regional.

"Os acordos comerciais não podem permanecer estáticos, precisam avançar de acordo com as necessidades da nossa economia", afirmou Peña Nieto durante o ato de assinatura do tratado comercial em Buenos Aires, no seu último dia no poder, já que amanhã (1º) será sucedido pelo presidente eleito, Andrés Manuel López Obrador.

Peña Nieto discursou ao lado do presidente dos EUA, Donald Trump, e do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, antes de os negociadores comerciais das partes assinarem o tratado, que ainda deve ser ratificado pelos Congressos dos três países para entrar em vigor.

"Será então [quando for ratificado] quando o tratado começar a render frutos, oferecendo uma base mais inclusiva, firme e moderna para nossos intercâmbios", prometeu Peña Nieto.

Ao lado de Trump, que frequentemente defende posturas protecionistas, Peña Nieto defendeu o livre-comércio. "O futuro de cada país está firmemente ligado ao destino das demais nações. Na América do Norte, compreendemos isso", disse o presidente mexicano.

A assinatura do acordo é uma aposta na prosperidade "de toda a região" e demonstra que os três países estão prontos para "iniciar uma nova etapa na sua história compartilhada", acescentou.

Trump e Trudeau destacaram o fato de este ser o último dia de Peña Nieto no poder. O americano cumprimentou o mexicado "por acabar sua Presidência com este incrível marco" e disse que ele "realmente fez um bom trabalho".

México e Canadá tinham exigido como requisito para assinar o T-MEC que os EUA os eximissem das tarifas sobre o aço e o alumínio, mas acabaram assinando sem ter conseguido isso.

Trudeau pediu hoje a Trump avanços no assunto, ao afirmar em seu discurso que é preciso "continuar trabalhando para eliminar as tarifas sobre o aço e o alumínio a nossos países".

Jesús Seade, o chefe negociador comercial do gabinete de López Obrador, disse hoje à Agência EFE que espera um acordo para que os EUA revoguem essas tarifas para o México ainda "este ano". 

Últimas notícias