Estados Unidos dizem que não vão tolerar intimidação e coação da China

Secretário americano descarta conflito com o país por causa de Taiwan

Publicado em 03/06/2023 - 16:59 Por RTP - Rádio e Televisão de Portugal* - Lisboa

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd J. Austin III, garante que o país não quer conflito com a China por causa de Taiwan, mas avisa que Washington não vai tolerar a coação feita por Pequim. A declaração foi feita em Singapura, no encontro de Shangri-La, a mais importante cúpula de defesa da Ásia.

Em declarações no Diálogo de Shangri-La, conferência anual sobre segurança na Ásia, Austin defendeu a visão norte-americana de que um "Indo-Pacífico livre, aberto e seguro em um mundo com regras e direitos" é a melhor forma de contrariar a crescente afirmação chinesa na região.

"Estamos empenhados em garantir que todos os países possam voar, navegar e operar onde quer que o direito internacional permita", afirmou o secretário. "Todos os países, grandes ou pequenos, devem permanecer livres para realizar atividades marítimas legais."

Austin observou que os Estados Unidos forneceram milhões de doses da vacina contra a covid-19 durante a pandemia e estão regularmente envolvidos em trabalhos de socorro e assistência humanitária naquela região.

Ao abordar questões relevantes para as nações da Ásia-Pacífico, o secretário ressaltou que os Estados Unidos trabalham para combater as alterações climáticas, a pesca ilegal e garantir que as cadeias de abastecimento não sofram interrupções. "Estamos reforçando nossas alianças e parcerias", afirmou.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

 

 

 


 

 


 

Últimas notícias