China renova alerta vermelho para tufão Saola

Centro meteorológico suspendeu reuniões internas e externas

Publicado em 31/08/2023 - 13:52 Por Agência Xinhua - BEIJING

O observatório nacional da China renovou nesta quinta-feira (31) o alerta vermelho para o tufão Saola, o mais severo do sistema de alerta de quatro níveis, já que o nono tufão deste ano deve provocar vendavais e chuvas fortes para partes do Sul e Leste do país.

O tufão foi observado sobre o oceano cerca de 330 km a sudeste do distrito de Huilai, Província de Guangdong, no Sul da China, às 5h da manhã. Nesta quinta, deve se mover para Noroeste a uma velocidade de 10 quilômetros por hora (km/h), com intensidade lentamente reduzida, disse o Centro Meteorológico Nacional em um comunicado.

Ele tocará terra em algum lugar na região costeira de Huilai a Hong Kong entre a tarde e a noite de sexta-feira (1°); ou se moverá para oeste pelo sul e passará pelas águas do leste de Guangdong sem tocar terra.

Algumas áreas ao redor do Canal de Bashi, do Estreito de Taiwan, do Mar do Sul da China e das áreas costeiras de Fujian, Guangdong e Taiwan experimentarão ventanias das 8h de quinta-feira às 8h de sexta-feira.

Durante este período, partes de Fujian, Guangdong e Taiwan sofrerão fortes chuvas e em algumas áreas há perspectiva de precipitação de 100 a 220 mm.

O centro meteorológico emitiu um alerta suspendendo reuniões internas e externas, bem como operações perigosas ao ar livre, e recomendou a transferência oportuna de pessoas que vivem em moradias vulneráveis.

Também pediu preparativos de emergência para o tufão e precauções contra possíveis desastres geológicos.

A China tem um sistema de alerta meteorológico de quatro níveis codificado por cores para tufões, com o vermelho representando o aviso mais severo, seguido por laranja, amarelo e azul.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Últimas notícias