Tremores atingem capital da Colômbia e deixam uma pessoa morta

Segundo abalo ocorreu oito horas depois do primeiro

Publicado em 18/08/2023 - 10:28 Por RTP* - Bogotá

Um tremor de magnitude 5,1 na escala Richter atingiu nessa quinta-feira (17) à noite Bogotá, capital da Colômbia, oito horas depois de outro abalo, de magnitude 6,1, que deixou uma pessoa morta.

O novo tremor ocorreu às 20h15 (hora local) e teve como epicentro a mesma região do centro do país onde ocorreu o primeiro sismo, informou o Serviço Geológico Colombiano (SGC).

De acordo com o SGC, o epicentro da réplica situou-se no município de Restrepo, muito perto de Bogotá, e foi sentido de forma intensa porque ocorreu a uma profundidade "superficial", inferior a 30 quilômetros (km).

A capital da Colômbia já tinha sido atingida, às 12h04 (hora local), por um tremor de magnitude 6,1 na escala Richter, que fez tremer prédios e levou milhares de pessoas a irem para as ruas em busca de refúgio.

O epicentro do primeiro abalo se deu a uma profundidade de 30 km, perto da localidade de El Calvario, ao norte do departamento de Meta, no centro do país, 40 km a sudeste da capital.

Em El Calvario, pelo menos quatro casas sofreram danos consideráveis, segundo as autoridades locais.

O primeiro sismo deixou uma vítima, uma mulher que, em pânico, pulou da janela de um apartamento localizado no sétimo andar de um prédio da capital e morreu.

A prefeita de Bogotá, Claudia López, assegurou que na cidade "nenhum dos serviços nem os edifícios tiveram grandes danos, apenas pequenos", incluindo a queda de parte do teto do plenário do Parlamento da Colômbia, que no momento estava vazio.

A autoestrada entre Bogotá e Villavicencio, capital do departamento Meta, foi fechada de forma preventiva devido a potenciais deslizamentos de terra. No mês passado, um deslizamento no município de Quetame matou 26 pessoas e destruiu cerca de 20 casas.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Últimas notícias