Kayapós pedem a Eduardo Cunha para não instalar comissão da PEC 215

Publicado em 04/02/2015 - 21:06 Por Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recebe lideranças kayapós, das terras indígenas Baú e Mekragnotire, no Pará (Wilson Dias/Agência Brasil)

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recebeu lideranças kayapós. Os indígenas lutam contra a aprovação da PEC 215 Wilson Dias/Agência Brasil

Lideranças indígenas kayapós, acompanhadas de alguns parlamentares, reuniram-se hoje (4) com o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para pedir que não seja criada a comissão especial destinada a retomar as discussões da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que transfere da União para o Legislativo a competência na demarcação de terras indígenas e possibilita a revisão das demarcações.

O indígena kayapó Dototakaire informou que as lideranças manifestaram ao presidente da Câmara a preocupação dos povos indígenas com a votação da PEC. Eles disseram que ela é a quebra de um contrato histórico do Brasil e prejudica mais de 300 povos e etnias indígenas. “Nós não estamos caçando guerra, somos os primeiros habitantes do Brasil e vocês querem acabar conosco. A gente não vai deixar”, disse Dototakaire.

“As lideranças disseram que o próprio branco está caçando briga, está declarando que vai ter uma guerra contra os indígenas. Os kayapós vieram aqui e deram o recado. Como eles vão fazer uma comissão toda semana, Brasília vai encher de indígenas para mostrar que estão prontos para a guerra”, informou Dototakaire.

O líder do PSOL, deputado Chico Alencar (RJ), que acompanhou os indígenas, informou que os kayapós disseram que a terra significa a vida deles e que não vão aceitar a votação da PEC. Alencar disse que caso a proposta volte a tramitar, “os deputados defensores das causas  indígenas vão travar toda a luta possível para evitar que ela se consolide”.

O líder do PV, Zequinha Sarney (MA), disse que conseguiram do presidente da Câmara a garantia de que, antes da criação da comissão especial destinada a discutir a PEC 215, seja feita uma reunião envolvendo deputados ligados à causa ambiental, às causas indígenas e ao agronegócio. “Vamos tentar, nessa reunião, amenizar o ambiente. Vamos usar todos os meios possíveis para que a comissão não seja instalada”, disse.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias