logo Agência Brasil
Inovação

Grupo de trabalho leva demandas da ciência para Cúpula do G20

Baixar
Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional
15/11/2024 - 08:33
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 30/10/2024 -Fachada e entorno do Museu de Arte Moderna (MAM Rio), que vai receber a Cúpula do G20, no Parque do Flamengo. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Sem ciência, não há justiça social. Esta é a espinha dorsal do documento preparado nos debates realizados ao longo do ano pelo mundo científico para levar à Cúpula do G20.

Com o tema “Ciência para a Transformação Global”, o texto resultou do trabalho de forças-tarefa dedicadas a analisar questões como inteligência artificial, bioeconomia, processo de transição energética, desafios da saúde e justiça social.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, elogiou os tópicos selecionados e disse que eles dialogam com os temas que sua pasta se envolve no âmbito do G20. Ela destacou os grupos de trabalho criados pela presidência brasileira.

Criado em 2017 , o Science20, ou S20, é o grupo de engajamento para a área de ciência e tecnologia. Formado pelas Academias nacionais de ciências dos países do G20, o grupo promove um diálogo entre a comunidade científica e os formuladores de políticas.

O comunicado final do S20 também manifesta a necessidade de estabelecer regulamentações de inteligência artificial. E alerta sobre a importância de criar políticas flexíveis para garantir segurança no emprego e direitos dos trabalhadores, sem deixar de dar espaço para a inovação, necessária ao avanço da economia.