Antecipar as compras para às ceias de Natal e Ano Novo reduz gastos
![Fernando Frazão/Agência Brasil Consumidores adotam sacolas retornáveis com o fim da distribuição gratuita de sacolas plásticas pelos supermercados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Com alta de quase 20% nos preços dos alimentos neste ano, o consumidor vai ter que pensar duas vezes antes de escolher os itens que serão usados nas ceias de Natal e Ano Novo, o que vai ajudar a economizar, evitar exageros, e principalmente o desperdício de comida.
Para o economista Ciro de Avelar, o ideal é definir o número de pessoas que vai estar na ceia, fazer uma lista e antecipar as compras, principalmente de produtos típicos, como aves, bacalhau, e frutas secas e in natura desta época do ano. Outra recomendação do economista é para o consumidor fazer as compras à vista. E, se possível, até negociar o preço com o produtor ou fornecedor. Ele defende que alimento não se compra parcelado em cartão de crédito, já que é um produto de consumo imediato.
Ainda no caminho para economizar nas ceias das festas de fim de ano, o chef Luiz de França, professor de cozinha da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, em Fortaleza, diz que o ideal é apostar na criatividade e usar ingredientes regionais. O tradicional peru, segundo ele, pode ser perfeitamente substituído por frango. Ele também sugere que a carne vermelha pode ser um lagarto. E, para deixar a mesa bem apresentada, a decoração deve ser colorida.
A empresária Sônia Almeida acredita que é necessário, além pesquisar preços mais baratos, pedir uma contribuição dos convidados para a ceia. Cada um leva um item do cardápio e a bebida que vai consumir, assim todos participam da festa.
Por fim, uma dica que já faz parte da cultura brasileira: usar sobras da ceia para fazer refeições e lanches.
![Fotorech/Pixabay Foto de gestante - Mulher em gestação. Foto: Fotorech/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Itaboraí (RJ) - Hospital Tavares Bastos, local já serviu de hospital-colônia durante a época do isolamento compulsório das pessoas com hanseníase e, ainda hoje, é residência para dezenas de pacientes e ex-pacientes (Tomaz Silva/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 03/02/2025 - Sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário do STF. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Daiane Mendonça/SECOM RO FORÇA NACIONAL - Lewandowski autoriza uso de Força Nacional em terra indígena em Rondônia. Foto: Daiane Mendonça/SECOM RO](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 05/02/2025 - A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, dá entrevista ao programa Bom dia, Ministra. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)