Candidato de esquerda vence eleições presidencais no Uruguai
![Reuters/Mariana Greif/proibida a reprodução Yamandú Orsi e Carolina Cosse celebram vitória em Montevidéu
24/11/2024 REUTERS/Mariana Greif](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O centro-esquerdista Yamandú Orsi venceu as eleições deste domingo no Uruguai e irá governar o país a partir do próximo ano.
Orsi é um ex-professor de História, pupilo do ex-presidente Pepe Mujica e já governou por duas vezes o departamento de Canelones, o mais populoso do país.
Ele venceu por uma margem apertada Álvaro Delgado, candidato de centro-direita e apoiado pelo atual presidente uruguaio Luis Lacalle Pou.
Durante a campanha, Orsi se colocou como candidato que melhor conhece o interior do país. Ele é o primeiro presidente, desde a redemocratização, que não nasceu na capital. Também prometeu não fazer mudanças radicais no governo.
Em seu discurso de Vitória, ele disse que quer ser o presidente que vai conduzir o país a uma maior integração e que não deixará ninguém para trás, independente das visões políticas de cada um.
Assim que houve a divulgação do resultado das urnas, o conservador Álvaro Delgado parabenizou e Yamandú Orsi. Ele disse que os uruguaios fizeram uma escolha e enviou a Orsi um forte abraço.
O presidente Lula parabenizou o presidente eleito, a frente ampla e o ex-presidente Pepe Mujica de quem é amigo. Disse ainda que essa é uma vitória de toda a América Latina e Caribe e que Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos.
Yamandú Orsi assumirá o governo em março do ano que vem e deverá ficar no poder até 2030.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Flávio Dino durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 12/01/2025 Morre o jurista Marcello Lavenère Machado – ex-presidente da OAB e autor do pedido de impeachment de Collor. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fotos: Angela Goes/CBMERJ Rio de Janeiro 12/01/2025 - Defesa Civil combate incêndio no camelódromo da Uruguaiana. Fotos: Angela Goes/CBMERJ](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Ringo Chiu/proibida reprodução Veículos queimados são vistos conform incêndios florestais queimam na área de Los Angeles
09/01/2025
Reuters/Ringo Chiu/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)