Flávio Dino determina 30 dias para normas de emendas em ensino
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Flávio Dino durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, deu 30 dias para que os governos federal e estaduais publiquem normas para o uso de emendas parlamentares federais em instituições de ensino superior. A decisão, tomada neste domingo (12), aponta para a necessidade de transparência e rastreabilidade tanto nas universidades quanto em suas respectivas Fundações de Apoio.
A determinação vale para o Ministério da Educação, a Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União. Também, “por simetria”, o ministro afirmou que vale para os estados, que deverão proceder da mesma maneira.
Dino pediu urgência na divulgação das normas e que elas sejam comunicadas aos presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub).
No despacho, o ministro contextualizou que a CGU apresentou os resultados de auditoria realizada sobre 33 entidades sem fins lucrativos que receberam o maior volume de empenhos e o maior valor de pagamentos vindos de emendas parlamentares, no período de fevereiro a dezembro do ano passado.
Ainda na decisão, Flávio Dino argumentou que, entre essas entidades, há um número significativo de Fundações de Apoio a Universidades. Para ele, algumas delas foram contratadas sem critérios objetivos e têm servido como instrumentos para repasses de valores das emendas parlamentares.
Flávio Dino é relator da ação movida pelo PSOL contra a falta de transparência na destinação de recursos públicos do orçamento federal, liberados pelo Congresso Nacional. No último dia 3, o ministro determinou a suspensão de pagamentos de emendas parlamentares a organizações não governamentais que não apresentem transparência. Antes disso, em dezembro, o ministro havia suspendido o pagamento de mais de R$ 4 bilhões em emendas, por falta de transparência.
*Com informações da Agência Brasil
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 06/02/2025 – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva durante evento de reabertura da emergência do Hospital de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Letycia Bond/Agência Brasil São Paulo (SP) 05/02/2025 - Moradores do Jardim Pantanal enfrentam crise após alagamentos .
Foto: Letycia Bond/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PRF-Recife/Divulgação Brasília (DF) 05/02/2025 - Nesta quarta-feira (5) de chuvas intensas no Grande Recife, a região registrou diversas ocorrências de queda de árvores. Os incidentes não deixaram feridos, mas causaram transtornos para pedestres e motoristas de diferentes localidades. O primeiro registro foi feito por volta das 8h40, no quilômetro 24 da BR-232, em Moreno. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que enviou equipes ao local e fez a retirada da árvore às 12h30.
Foto: PRF-Recife/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)