logo Agência Brasil
Cultura

Elis Regina lutou pelas mulheres e pela democracia

Baixar
Apresentação Mara Régia
17/03/2015 - 12:09
Brasília

Há exatos 70 anos, nesta data, nascia em Porto Alegre, uma das maiores cantoras da nossa canção popular! E é pra lá que nós vamos, através das ondas sonoras do rádio, fazer uma visita a um espaço que é majestoso até no nome. Falo do Hotel Majestic, marco histórico no desenvolvimento e modernização da capital do Rio Grande do Sul.

 

O Hotel Majestic tem uma localização privilegiada, quase às margens do rio Guaíba . 

 

No ano de 1982 esse hotel se transformou na Casa de Cultura Mario Quintana. Ironicamente esse foi também o ano da morte dessa cantora gaúcha que até hoje é considerada uma referência na arte de cantar, interpretar e representar a música brasileira. Não é à toa que a Casa de Cultura Mario Quintana abriga no 2º andar da Ala Leste do Majestique o Acervo Elis Regina.

 

Elis se faz presente nesse espaço que foi especialmente planejado para reunir sua memória. Lá estão expostos documentos e materiais doados por colecionadores. Tem até o primeiro LP da Brotolândia! Críticos, fãs e público em geral são constantemente convidados a fazer novas doações a respeito da trajetória dessa nossa estrela que parece ter nascido com vocação para meteoro, já que sua passagem pela terra durou apenas 36 anos.

 

Mais ainda bem que Elis vive no coração de todas as Marias! Que o diga a jornalista Patricia Duarte, que direto de Porto Alegre fala sobre a importância dessa artista para a cultura nacional, além de sua participação no processo de redemocratização do país e na luta pelos direitos das mulheres brasileiras.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.