Ucrânia e Rússia chegam a acordo para a navegação segura no Mar Negro
Ucrânia e Rússia: Ucrânia e Rússia chegaram a um acordo para garantir a navegação segura no Mar Negro. A informação foi anunciada pelos Estados Unidos e confirmada pelos dois países envolvidos. O acordo prevê o fim dos ataques na rota do Mar Negro e dos bombardeios contra instalações elétricas de ambos os países. Ao anunciar o acordo, os Estados Unidos também declararam que vão ajudar a Rússia a recuperar o mercado de grãos e dar fim aos embargos contra o Kremlin. Moradores da cidade portuária de Odessa, porém, não acreditam no cessar-fogo.
Palestina: O cineasta palestino Hamdan Ballal foi libertado pelo Exército de Israel após passar a noite detido. Ainda no hospital, Ballal relatou que foi espancado primeiro por colonos judeus e, logo depois, soldados israelenses também o atacaram. Hamdan Ballal é coautor do documentário vencedor do Oscar de 2025, que aborda o conflito entre Israel e Palestina. O filme retrata a destruição em Masafer Yatta, um conjunto de vilas palestinas localizadas na Cisjordânia ocupada.
Mundo: Nos próximos anos, o mundo poderá registrar duas mil novas infecções por HIV a cada dia. O alerta foi feito por Winnie Byanyima, diretora-executiva do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). Ainda segundo a UNAIDS, a quantidade de mortes por AIDS pode ultrapassar seis milhões nos próximos quatro anos. As projeções são consequência dos cortes de financiamento dos Estados Unidos para projetos de combate à doença.
*Com informações da Agência Reuters.






Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.