logo Agência Brasil
Général

Cientistas vão avaliar impacto das mudanças climáticas na Antártida

Missão com cientistas de 61 países é comandada pelo Brasil
Baixar
Carolina Pessoa
25/11/2024 - 18:21
Rio de Janeiro
Estação Antártica Comandante Ferraz é uma base antártica pertencente ao Brasil localizada na ilha do Rei George, a 130 quilômetros da Península Antártica, na baía do Almirantado, na Antártida. Na foto, geleira
© Alan Arrais/NBR/Agência Brasil

O Brasil está no comando de uma expedição inédita à Antártida. Com a participação de 61 cientistas de sete países, entre eles Brasil, Argentina, Rússia e Chile, e liderada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). a missão tem como objetivo estudar os impactos das mudanças climáticas nas geleiras antárticas.

Os cientistas, que embarcaram na última sexta-feira (22), desenvolvem estudos multidisciplinares em áreas como oceanografia, biologia e climatologia. Durante a missão vão mapear as mudanças ambientais, buscando compreender como as geleiras e o ecossistema antártico estão respondendo às alterações climáticas. 

Os pesquisadores irão percorrer mais de 20 quilômetros ao longo da costa do continente gelado. Serão coletados dados biológicos, químicos, físicos e atmosféricos. Também será feito levantamento aéreo inédito das massas de gelo. O foco dos estudos terá três frentes: monitoramento da calota antártica, análise do clima e a investigação dos microplásticos. 

A missão conta com 27 brasileiros e tem retorno previsto para 25 de janeiro de 2025. A iniciativa é considerada um marco da ciência polar, além de demonstrar o protagonismo do Brasil em pesquisas antárticas.