logo Agência Brasil
Santé

Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro confirma dois casos de sarampo

As duas crianças tiveram alta médica na quinta-feira e passam bem
Baixar
Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional
15/03/2025 - 14:06
Rio de Janeiro
O objetivo da campanha é interromper a circulação do sarampo, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde
© Ministerio da Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou dois casos de sarampo no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels e pela Fiocruz.  

Os casos são de duas crianças da mesma família. Elas foram atendidas em 2 de março numa unidade de pronto atendimento e transferidas para um hospital da rede federal na capital fluminense. As duas tiveram alta médica na última quinta-feira e passam bem.

Após a notificação de um caso suspeito em Belford Roxo, as equipes de Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária e de Imunização da Secretaria cumpriram o protocolo de visita técnica recomendado pelo Ministério da Saúde para orientar os técnicos da vigilância epidemiológica municipal.  

A vigilância segue acompanhando as ações adotadas pelo município da Baixada, entre elas, estão a vacinação dos profissionais de saúde da unidade em que os casos foram detectados e busca ativa por casos suspeitos na região.

No fim de fevereiro, a Secretaria Estadual de Saúde já havia confirmado um caso isolado de sarampo, em Itaboraí, na região metropolitana do Rio, em uma criança de seis anos, que passa bem. Segundo técnicos da vigilância estadual, o caso de Itaboraí e os de São João de Meriti não têm relação entre si.  

Neste ano, o estado do Rio notificou 30 casos de sarampo, 18 seguem em investigação.  

Entre os sintomas da doença estão febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas pelo corpo. A prevenção da doença é feita por meio da vacinação. O esquema de imunização recomendado pelo Ministério da Saúde prevê duas doses: a primeira aos 12 meses de idade, com a vacina Tríplice Viral, contra sarampo, caxumba e rubéola, e a segunda aos 15 meses, com a Tetra Viral, que inclui varicela.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.