Forças de segurança do Rio Grande do Norte vão usar câmeras corporais

As forças de segurança do Rio Grande do Norte vão usar câmeras corporais. São 793 equipamentos, que serão utilizados por agentes que atuam em Natal, Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. Cidades com população superior a 100 mil habitantes.
O estado é mais um a aderir ao programa de câmeras corporais, que serão utilizadas em todas as áreas de segurança pública: Polícias civil e militar; corpo de bombeiros; e Instituto de Perícia, segundo informou o Coronel Francisco Araújo, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado.
Ele explica ainda como os equipamentos vão auxiliar nas estratégias de ações diárias das equipes de segurança.
Tem uma parte que, por exemplo, se houver uma operação policial, a gente vai ter condições ir para o Centro de Operações e acompanhar em tempo real o que é que os policiais estão fazendo naquela operação, como por exemplo, cumprir mandado de prisão, mandado de busca, a gente vai acompanhar em tempo real; e todas essas imagens, elas são colocadas em nuvens.
O secretário nacional da Segurança Pública, Mário Sarrubbo, defende importância da implantação e ampliação do uso das câmeras corporais.
Um projeto que, num primeiro momento, ele protege o policial militar, até porque aumenta a sua capacidade, aumenta a apreensão, aumenta o número de prisões e preserva a vida dos policiais, diminui a letalidade policial, mas também e, tão importante quanto a preservação da vida, é o que nós chamamos, as câmeras transformam, qualificam a prova no processo, porque essas imagens vão para o processo penal.
Em novembro do ano passado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou um edital que destina R$ 102 milhões para a aquisição de câmeras corporais para promover maior transparência, eficiência e modernizar a atuação das Polícias Militares dos estados e do Distrito Federal. Propostas de vários estados estão em análise para a compra do equipamento por meio da plataforma do governo.
Além do Rio Grande do Norte, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que, o Piauí recebeu 600 câmeras em fevereiro, e o estado de Alagoas 600 e a Paraíba, 450, em março.
*Com produção de Dayana Vitor.




