logo Agência Brasil
Economia

Prazo para saque do benefício do INSS é de 60 dias

Medida visa reduzir fraudes em pagamentos de benefícios sociais
Baixar
Oussama el Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional
29/03/2025 - 12:08
Brasília
Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Beneficiários do INSS que não sacarem o dinheiro em até 60 dias depois da data de pagamento terão o benefício suspenso. A informação é do Ministério da Previdência Social.  

A medida tem o objetivo de evitar pagamentos indevidos e fraudes, como saques de benefícios de pessoas falecidas. Para regularizar a situação, o beneficiário deve solicitar o "pagamento de benefício não recebido" por meio do site gov.br/meuinss ou pelo aplicativo “Meu INSS” que você encontra nas lojas virtuais, como a App Store para quem usa o sistema IOS da Apple, ou a Play Store para quem usa o sistema Android do Google.

Para entrar, o usuário vai fazer o login, com seu CPF e senha. Daí basta procurar o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”. É possível ainda regularizar o pagamento do benefício suspenso pelo telefone 135.

O INSS também esclarece que a prova de vida anual para quem recebe benefício é feita por meio do cruzamento de dados desde 2023. Ou seja, é responsabilidade do INSS comprovar que o beneficiário está vivo. Além disso, o bloqueio de pagamento por falta de comprovação de vida está suspenso pelo Ministério. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.