Após 13 anos, missão de paz da ONU deixa o Haiti

Direitos Humanos

Published on 31/08/2017 - 18:42 By Samanta do Carmo - Brasília

Fevereiro de 2004. Uma violenta rebelião seguida de um golpe de Estado derruba o então presidente do Haiti, Jean Aristide. Após poucos meses, o conselho de segurança da ONU instala uma missão de paz, liderada pelo Brasil, para tentar estabilizar o país.

 

Treze anos depois, a Minustah, como foi chamada a missão, chega ao fim nesta quinta-feira. Mais de trinta e cinco mil militares brasileiros estiveram em território haitiano atuando em atendimentos de saúde, combate ao crime, obras de infraestrutura e segurança de eleições.

 

Quando assumiu a missão, o Brasil tinha em vista conseguir uma cadeira no conselho de segurança da ONU. O professor Pio Penta, da faculdade de relações internacionais da Universidade de Brasília faz um balanço.

 

Em janeiro de 2010 o país foi atingido por um terremoto de magnitude 7, deixando mais de 200 mil pessoas feridas e 1 milhão de meio de desalojados. O terremoto foi seguido de uma epidemia de cólera. Mesmo assim, o professor avalia que a situação no Haiti está melhor.

 

Outra dificuldade que a missão de paz enfrentou foram as acusações de crimes cometidos por militares contra a população haitiana, princialmente, casos de abuso sexual. De acordo ONU, cerca de mil casos foram relatados nesses treze anos.

 

A Minustah será substituída por missão da ONU de apoio à Justiça no Haiti, com o objetivo de fortalecer as instituições de governo. O Haiti foi a primeira república negra do mundo a declarar sua independência. Hoje, a expectativa de vida no país é de 63 anos, 40% da população é analfabeta e 21 porcento das crianças ainda trabalham.

 

* Matéria atualizada às 19h53 para acréscimo de informações e inserção de sonora.

Últimas notícias
Politica

Assassino de Chico Mendes deixa diretório do Partido Liberal no Pará

Darci Alves foi destituído da presidência do diretório municipal do partido em Medicilândia após recomendação de Valdemar Costa Neto. 

Baixar arquivo
Politica

Governo encaminha projeto de lei da reoneração ao Congresso Nacional

A reoneração de 17 setores da economia é uma das medidas defendidas pelo Ministério da Fazenda para recuperar a arrecadação federal.

Baixar arquivo
Internazionale

Lula vai participar de cúpulas regionais na Guiana e em ilha do Caribe

No encontro, os chefes de Estados vão tratar de desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e nutricional.

Baixar arquivo
Giustizia

Fundação holandesa cadastra vítimas da Braskem para ação judicial

A entidade já representa outras nove vítimas em um caso contra a petroquímica, também na Holanda, onde a empresa tem subsidiárias. 

Baixar arquivo
Generale

Mais um fugitivo de penitenciária no Piauí é recapturado

De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça, o suspeito estava na casa da avó dele, quando foi detido por equipes da Força Tática e policiamento ostensivo do 19º Batalhão da Polícia Militar.

Baixar arquivo
Generale

Polícias fazem operação em comunidade do RJ contra o tráfico de drogas

Policiais Civis e Militares fazem operação contra o tráfico de drogas na comunidade Vila Aliança, em Bangu, Zona Oeste do Rio. Já houve confronto e foram apreendidos um fuzil e uma quantidade ainda não contabilizada de drogas.

Baixar arquivo