logo Agência Brasil
Politica

AGU notifica Meta para que vídeo falso de Haddad seja retirado do ar

Baixar
Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional
19/11/2024 - 14:30
Brasília
Facebook muda nome corporativo para Meta
© REUTERS/Dado Ruvic/Direitos Reservados

A Meta foi notificada extrajudicialmente para que remova do Facebook e do Instagram conteúdo falso sobre dinheiro esquecido em contas de banco. Trata-se de um vídeo falso do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, feito por meio de inteligência artificial informando sobre um site onde seria possível consultar o saldo disponível para saque e pedir o depósito via ix. Ao final do vídeo, um pedido: “clique em saiba mais”.

A Advocacia Geral da União reforça que o conteúdo é criminoso, atinge a política pública do Ministério da Fazenda de devolução de dinheiro esquecido em banco, o próprio ministro e causa prejuízo à União e, ainda, às vítimas do golpe.

Na notificação, a AGU ainda concluiu: a divulgação de notícias falsas não encontra proteção no direito à liberdade de expressão. A Meta tem 48 horas para retirar o vídeo do ar e ainda terá de encaminhar algumas informações, como quantidade de acessos, compartilhamentos e monetização da postagem. Em caso de descumprimento, poderá ser responsabilizada civilmente.