Depois do G20, presidente da China faz visita oficial ao Brasil
![Valter Campanato/Agência Brasil Brasília (DF), 19/11/2024 - Bandeiras enfeitando a Esplanada dos Ministérios para o encontro do presidente da República Popular da China Xi Jinping e o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O presidente da República Popular da China, Xi Jinping, realiza visita de estado ao Brasil nesta quarta-feira (20). A agenda oficial em Brasília, ocorre na sequência da participação da autoridade chinesa na Cúpula de Líderes do G20, realizada no Rio de Janeiro.
O presidente Xi Jinping será recebido por Lula no Palácio da Alvorada, para assinatura de atos, declaração à imprensa e almoço. À noite, será oferecido jantar no Palácio Itamaraty.
No ano passado, o presidente Lula foi recebido pelo líder chinês em Pequim. Na ocasião, foram assinados mais de 20 acordos em áreas como agricultura, meio ambiente, ciência e tecnologia.
As relações diplomáticas entre Brasil e China completam 50 anos em 2024. Desde 2009, a China é o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território nacional.
Em 2023, a corrente de comércio atingiu recorde de mais de U$ 157 bilhões, com exportações na casa dos U$104 bilhões e importações de U$ 53 bilhões. O superávit brasileiro de U$ 51 bilhões equivale a cerca de 52% do saldo comercial total do país.
O presidente chinês Xi Jinping deixa o Brasil na quinta-feira (21).
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 28/11/2024 Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad e o ministro Alexandre Padilha, após reunião de líderes do Senado Federal quando Haddad apresentou medidas econômicas discutidas pelo governo federal.
Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/Usina Hidrelétrica de Mauá A maior parte dos investimentos chineses está concentrada nos setores energético e de transporte](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Fachada do edifício-sede da Cedae](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte EBC Brasília (DF) 21/11/2024 - artes do Ajudante Digital
Arte EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alexandre Macieira/Riotur Sambódromo Marquês de Sapucaí.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil IMPOSTO DE RENDA, Declaração IRPF 2019](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)