logo Agência Brasil
Cultura

Começa nesta segunda-feira o Fórum Nacional de Museus em Fortaleza

O evento vai até sexta-feira com ampla programação de atividades
Baixar
Fátima Leite - Rádio Universitária FM
25/11/2024 - 10:48
Fortaleza

Fortaleza sedia a partir desta segunda-feira, 25, a 8ª edição do Fórum Nacional de Museus, que segue até sexta-feira com uma ampla programação de atividades.

De abrangência nacional, o evento vai reunir cerca de mil participantes, entre profissionais de museus, pesquisadores e estudantes da área, que irão construir e votar a proposta final do Plano Nacional Setorial de Museus.

O fórum objetiva ainda consolidar as bases para a implantação de uma articulação nacional dos museus, representada pelo Sistema Brasileiro de Museus.

A presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Fernanda Castro, explica como o fórum vai conduzir o processo de construção do Plano Setorial de Museus.

"Nesse fórum, a gente vai definir o plano nacional setorial de museus, que são as diretrizes da política pública do setor para os próximos 10 anos. Esse plano vem sendo construído ao longo de 2024, com encontros do programa Reconexões que aconteceram em estados, com temas organizados pela sociedade civil. Agora, no fórum, esses temas serão discutidos e deliberados na nossa plenária final, que acontece no dia 29".

O Fórum Nacional de Museus é fruto de parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus, Universidade Federal do Ceará, UFC, e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do Acordo de Cooperação Técnica assinado durante o Programa Reconexões Ceará, realizado em setembro deste ano.

Fernanda Castro, presidente do Instituto Brasileiro de Museus, destaca a importância do Fórum Nacional de Museus e diz de que forma o evento vai movimentar a cidade em torno da construção da política pública do setor de museu brasileiro.

"Esse fórum é um marco histórico para o setor museal, porque ele vai acontecer de uma maneira diferente. Vai envolver a sociedade civil e terá uma programação voltada para as pessoas da cidade. Vamos ocupar museus, bibliotecas, teatros e pontos de memória com uma programação de cursos, painéis e conferências. Será um fórum muito importante para valorizar os museus do nosso país e abrir diálogos com a sociedade sobre como essas instituições são essenciais para a criação de uma memória coletiva e para a construção da democracia".

A cerimônia de abertura do Fórum Nacional de Museus acontece logo mais às 18h, no Cineteatro São Luiz, com patrocínio do Programa Petrobras Cultural e do Instituto Cultural Vale.