Saúde começa a distribuir novos lotes de vacina contra covid-19
Cerca de 1,5 milhão de doses da vacina contra a covid-19 serão entregues a todos os estados e ao Distrito Federal até esta terça-feira (10). A informação é do Ministério da Saúde.
O lote é da vacina indiana Serum, que será distribuída primeira vez aqui no Brasil e protege 9 em cada 10 pessoas de terem sintomas da doença.
O imunizante é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo o mais atualizado, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, tem vantagens, como maior prazo de validade e simples transporte e conservação.
A vacina indiana Serum já é utilizada em países como EUA e Reino Unido e será aplicada aqui no Brasil em maiores de 12 anos. Para crianças, continua sendo a norte-americana Pfizer.
O imunizante foi comprado em um leilão de 69 milhões de doses, garantindo estoque por dois anos. E as entregas serão de acordo com a procura da população. A previsão é distribuir 5 milhões de doses até o fim deste ano.
Segundo o Ministério da Saúde, a aquisição da Serum gerou economia de R$ 1 bilhão, com preço médio de US$ 7 por dose, um dos menores do mundo.
Além disso, a vacinação contra Covid-19 agora integra o calendário nacional para gestantes e idosos, com reforços semestrais, inclusive para os grupos prioritários.