logo Agência Brasil
Giustizia

Cármen Lúcia quer mais eleitores acima de 70 nas eleições de 2026

Apenas 50% dos eleitores acima de 70 anos compareceram às urnas
Baixar
Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional
10/12/2024 - 06:39
Brasília
Rio de Janeiro (RJ) 02/09/2024 – A ministra do STF Cármen Lúcia fala sobre seu novo livro, Direito de para Todos, na gravação do programa Trilha de Letras, da TV Brasil, apresentado por Eliana Alves Cruz, na BiblioMaison. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, defendeu nesta segunda-feira o aumento da participação de eleitores maiores de 70 anos nas eleições de 2026. Nessa idade, o voto é facultativo.

A fala da ministra foi durante a apresentação do relatório final de avaliação das eleições municipais de outubro. O documento traz as principais causas do aumento da abstenção no segundo turno do pleito deste ano, que ficou em 29% do eleitorado.

Cármen Lúcia afirmou que houve comparecimento de menos de 50% do eleitorado com mais de 70 anos. Entre eleitores de 16 e de 17 anos, quando o voto também é facultativo, o índice de participação chegou a 93% desse eleitorado.

A presidente do TSE também afirmou que alterações feitas nas comemorações do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, também podem ter contribuído para o aumento da abstenção.

A ministra Cármen Lúcia atribuiu ainda o aumento da abstenção à facilidade para o eleitor fazer a justificativa pelo aplicativo e-Título, mecanismo que pode deixar de ser oferecido pela Justiça Eleitoral.

Os candidatos eleitos no pleito municipal de outubro devem ser diplomados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) até o dia 19 deste mês. As cerimônias de posse estão previstas para 1° de janeiro de 2025.