O Cremesp, Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, está proibido de requisitar prontuários médicos de pacientes que realizaram aborto legal, em qualquer hospital paulista. A determinação foi dada esta semana pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
O ministro justificou a medida em função de notícias de que o Cremesp estaria fazendo novas solicitações de prontuários médicos de pacientes que passaram pelo procedimento, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.
Na semana passada, o ministro proibiu o estado e o Município de São Paulo de fornecerem dados pessoais de prontuários médicos de pacientes que realizaram aborto legal. Moraes solicitou informações ao presidente do conselho médico, e caso se confirmem que foram feitas requisições dos prontuários, o presidente do órgão poderá ser responsabilizado pessoalmente.
A decisão foi tomada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, pedida pelo PSOL, contra uma resolução do Cremesp que proibiu o uso da técnica de assistolia fetal para interromper gestações acima de 22 semanas em casos de estupro.
![Fernando Frazão/Agência Brasil Uso de redes sociais em telefones smartphone](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Diogo Zacarias/MF Washington (EUA), 22/10/2024 - Ministro da Fazendo Fernando Haddad fala com jornalistas. Foto: Diogo Zacarias/MF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 26/10/2023, Prédio do Banco Central em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal Jr/Agência Brasi No Ceasa-DF, movimentação de descarga de hortifruti.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 23/01/2025 - Telefone celular com ligações de spam ou fraude. As prestadoras de telefonia móvel e fixa terão que enviar mensalmente à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) os relatórios referentes a chamadas recebidas, incluindo aquelas com indícios de alteração indevida de código de acesso (spoofing) nos números de telefones. Esta técnica é usada por criminosos para falsificar o número de telefone de uma ligação.. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Kevin Lamarque/Proibida reprodução U.S. President Donald Trump holds a signed executive order on cryptocurrencies, in the Oval Office of the White House, in Washington, U.S., January 23, 2025. Reuters/Kevin Lamarque/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)