Em São Paulo, alunos se mostram confiantes em primeiro dia do Enem

Publicado em 24/10/2015 - 14:17 Por Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

-

Os portões dos locais de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram fechados às 13h de hoje. Em uma universidade no bairro do Jaguaré, na capital paulista, os candidatos começaram a chegar cedo para garantir a entrada e não perder as provas do primeiro dia. Em todo o estado de São Paulo, 1,2 milhão de alunos se inscreveram, de acordo com o Ministério da Educação.

Jorge Luiz de Oliveira Pimentel, 21 anos, está fazendo o Enem pela primeira vez e depois de fazer um curso técnico pretende entrar na faculdade de engenharia mecatrônica. “A minha expectativa para hoje é boa, e o que pesa mais para mim é amanhã com a redação. Quero manter a calma e usar tudo o que estudei. Me preparei pouco mas o que estudei deve ser o suficiente”.

Ele inda não decidiu qual faculdade cursará, mas já tem certeza de que tentará entrar em uma faculdade particular porque precisa continuar trabalhando. “Estou me programando para me inscrever em programas de desconto aproveitando a nota do Enem."

Letícia Cruz e Silva, 20 anos, saiu do bairro de Campo Limpo e chegou bem cedo ao local da prova, porque não conhecia a região. “Este é o quarto Enem que faço, mas o segundo que faço para levar a sério. Desta vez estou mais calma do que no ano passado porque me sinto mais preparada, mas ao mesmo tempo estou me cobrando mais porque estudei bastante. Estou mais confiante”. Letícia pretende usar a nota do Enem para entrar em alguma faculdade pública.

Aos 45 anos, Leila Batista de Souza é auxiliar de limpeza e resolveu fazer o Enem para tentar uma bolsa de estudos para cursar a faculdade de medicina veterinária. “Eu sempre quis entrar na universidade, mas não tive oportunidade. Mas quando tomamos uma decisão na vida temos que nos esforçar. Eu estudei muito e estou tranquila até o momento. Cheguei 10h30 porque vim de Diadema”.

Demonstrando tensão, o estudante Caique Xavier da Silva, 19 anos, ainda folheava algumas páginas da apostila do cursinho antes de atravessar os portões e entrar no local da prova. “Estou bastante tenso, mas ontem descansei bastante e hoje só estou passando as folhas. Eu tenho certeza de que vou me dar bem este ano. Já estou estudando há dois anos e me dedicando totalmente. Quero usar a nota do Enem para entrar em uma faculdade federal de Arquitetura”.

Edição: Lílian Beraldo

Últimas notícias