Dia Nacional da Adoção: Brasil tem 3,8 mil crianças à espera de um lar

Mais de 46 mil pretendentes estão cadastrados para adotar

Publicado em 25/05/2024 - 10:00 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional* - São Paulo

Neste sábado, 25 de maio, é o Dia Nacional da Adoção. A data começou a ser celebrada no Brasil a partir de 1996, durante o Primeiro Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção de crianças.

E desde 2022, foi instituída também a Semana Nacional da Adoção, com a finalidade de refletir, agilizar e promover campanhas de conscientização sobre o tema. E lembrar à sociedade que existe um número considerável de crianças disponíveis para serem adotadas.

Mãe adotiva há pouco tempo, a professora Patrícia dos Santos conta que iniciou o processo de adoção em 2018. Patrícia comenta sobre a decisão de adotar uma criança:"

"Eu penso que nós somos as peças que faltavam para se encaixar um na vida do outro. Ele é uma das escolhas mais assertivas que eu já fiz. Sou grata por formar minha família através da adoção e com certeza eu incentivo outros a fazerem o mesmo". 

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam que há mais de 46 mil pretendentes cadastrados em todo o país e quase 3.800 crianças e adolescentes esperam por um lar. No entanto, existe um desequilíbrio entre pessoas que querem adotar e as crianças e jovens que sonham em ser adotados.

O relator do projeto da Semana Nacional de Adoção, senador Fabiano Contarato, que é pai de dois filhos adotivos negros, relata que a procura por meninas brancas, com menos de dois anos, é  maior que o número de crianças com essas características disponíveis para adoção.

Em contrapartida, o parlamentar aponta que os abrigos têm enorme contingente de crianças e adolescentes que não atendem às preferências dos adotantes. E acrescenta que, aos 18 anos, os não adotados têm que deixar os abrigos e saem de lá sem moradia ou perspectiva de futuro. 

*Com produção de Bel Pereira.
**Matéria atualizada em 27/05/24 para ajuste de informações no terceiro parágrafo.

Edição: Leila Santos / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Viva Maria: PL do estupro coloca maternidade desejada em pauta

A gravidez desejada e os direitos reprodutivos serão tema de debate organizado por cientistas sociais. Assunto entra em pauta com aprovação do regime de urgência do PL 1904 que equipara o aborto, mesmo no caso de gravidez resultante de estupro, a homicídio 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Golpes pela internet aumentam contra população idosa

Cada vez mais conectada, a terceira idade tem sido um dos principais alvos de quadrilhas especializadas em crimes cibernéticos. No Dia Nacional de Combate a Violência contra o idoso, lembrado em 15 de junho, uma das orientações é redobrar a atenção para esses riscos.

Baixar arquivo
Geral

Governo não vai apoiar mudanças na lei do aborto, diz Padilha

A declaração vem após a Câmara dos Deputados aprovar regime de urgência do projeto que iguala o aborto, depois de 22 semanas de gestação, ao crime de homicídio. Com isso, a pena máxima para quem fizer o procedimento, aumenta de dez para 20 anos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo cria sala de situação para prevenção de desastres ambientais

A prioridade é combater a estiagem e incêndios na Amazônia e no Pantanal. 

Baixar arquivo
Geral

Chiquinho Brazão deve depor no Conselho de Ética da Câmara

Chiquinho, junto com o irmão, Domingos Brazão, é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco. No Conselho de Ética, que pretende ouvir outras 14 pessoas, a penalidade mais grave é a cassação do mandato.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: Rádio Nacional transmite Fluminense x Atlético Goianiense

Fim de semana movimentado com jogos pelo Brasil e pelo mundo. Tem Eurocopa, Campeonato Brasileiro, Série B e Brasileirão Feminino. 

Baixar arquivo